25.1 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Gladson Cameli sobrevoa bairros atingidos por enxurrada em Rio Branco

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Nesta sexta-feira, 24, o governador Gladson Cameli fez um sobrevoo de helicóptero para verificar a situação dos bairros de Rio Branco afetados pelo transbordamento de vários igarapés. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, acompanhou o gestor.

“Fiquei impressionado com os estragos causados por conta dessa chuva. Muitas casas estão debaixo d’água e o momento pede a união de todos. Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco estão juntos para dar a melhor resposta à nossa população”, declarou Gladson.

Nesta sexta-feira, 24, o governador Gladson Cameli e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, sobrevoaram regiões alagadas de Rio Branco em decorrência da forte chuva. Foto: Diego Gurgel/Secom

De acordo com a Defesa Civil, aproximadamente sete mil famílias de 36 bairros da capital foram afetadas pela forte enxurrada. Em pouco mais de 13 horas, choveu mais da metade da média esperada para o mês de março inteiro.

Desde as primeiras horas da manhã, o governo do Acre e a prefeitura da capital trabalham ações em conjunto para socorrer as famílias prejudicadas pela cheia repentina. Toda a estrutura é operacionalizada pelo Corpo de Bombeiros e conta com a parceria de 15 órgãos.

Mais de 30 bairros da cidade estão debaixo d’água. Foto: Pedro Devani/Secom

“Temos mais de 400 pessoas envolvidas diretamente nesta verdadeira operação de guerra para ajudar as pessoas. Vamos continuar trabalhando 24 horas por dia para tentar mitigar os danos causados por essa enxurrada”, pontuou o coronel Charles Santos.

Até o momento, 67 veículos dão apoio na remoção de móveis dos desabrigados. Um dos caminhões é dirigido Francisco Miranda. Motorista da Secretaria de Estado de Agricultura, o profissional já tem experiência com este tipo de transporte.

Motorista Francisco Miranda está entre os profissionais que prestam apoio na retirada das pessoas atingidas pela enxurrada. Foto: Wesley Moraes/Secom

“Em 2015, naquela grande alagação de Sena Madureira, eu ajudei muitas famílias. Infelizmente, não desejo isso para ninguém, mas estou aqui pronto para dar a minha contribuição e fazer o meu melhor”, declarou.

Governador visita batalhão do Corpo de Bombeiros e indígenas abrigados em escola

Após sobrevoar a cidade, Cameli foi pessoalmente ao 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, no bairro Morada do Sol, agradecer o empenho dos militares e trabalhadores envolvidos na retirada das famílias.

Debaixo de chuva, Cameli fez questão de agradecer empenhos dos profissões envolvidos na remoção das famílias desabrigadas. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Vocês são grandes guerreiros e deixo aqui o meu agradecimento por estenderem a mão para quem mais precisa neste momento. Parabéns pela dedicação e compromisso. Contem sempre com a minha admiração”, ressaltou.

Acompanhado da prefeita em exercício da capital, Marfisa Galvão, o governante também esteve na Escola Estadual Terezinha Miguéis, na comunidade da Cidade Nova. Atualmente, o local abriga 59 indígenas da etnia Huni Kuin.

Governador e prefeita em exercício da capital, Marfisa Galvão, visitaram escola estadual que está servindo de abrigo para indígenas Huni Kuin. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A ajuda que temos recebido do governo do Estado tem sido fundamental para que pudéssemos chegar e socorrer muito mais pessoas. Decretamos situação de emergência para que mais ações possam ser feitas com o apoio do governo federal”, enfatizou a gestora municipal.

- Publicidade -
Copiar