Na próxima terça-feira (21), a ministra Rosa Maria Pires Weber, Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, irá visitar a comarca de Cruzeiro do Sul, no Acre. Em seguida, cumprirá agenda em Tabatinga, no Amazonas.
A ministra será recebida pela desembargadora Regina Ferrari, Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, no qual receberá a maior honraria de Justiça do Acre, o Colar do Mérito Judiciário. De acordo com Jonathan Donadoni, chefe da Casa Civil do governo, o governador Gladson Cameli, não participará da programação.
Segundo a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Acre, a agenda da ministra Rosa Weber não está confirmada para o interior do Acre. No entanto, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, se encontrará em Cruzeiro do Sul na segunda (20) e terça-feira (21), cumprindo a primeira visita desde que assumiu a nomeação do judiciário acreano.
Em 2018, Carmem Lúcia, até então, presidente do Supremo Tribunal Federal, também visitou Cruzeiro do Sul. Conheceu a primeira Vara de Proteção à Mulher em Situação de Risco da região, ouviu relatos de dez desembargadores e juízes do Acre sobre o crescimento da violência no Estado e, por conseguinte, o crescimento da população carcerária.
Ainda, vale salientar que cenário encontrado pela atual presidente do STF, Rosa Weber não será divergente do que observou a ex Presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia, principalmente em relação ao crescimento da violência no Acre. Na capital acriana e nos municípios do interior como Senador Guiomard, Brasiléia e Cruzeiro do Sul, a guerra entre facções e pelo controle territorial cresceu notavelmente, além da ampliação da taxa de homicídio.
Nesta ocasião, a ministra Cármen Lúcia, será a relatora da ação de reclamação constitucional, descrita por advogados de alvos da Operação Ptolomeu, visto que a sua terceira fase ocorreu semana passada, incluindo o governador Gladson Cameli.

