Início / Versão completa
COTIDIANO

Professor acreano é destaque na mais importante revista de economia do mundo

Por Maria Meirelles, dA Gazeta do Acre. 01/03/2023 08:22
Publicidade

Prestes a defender a sua tese de doutorado, o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac) João Paulo Mastrangelo foi surpreendido, nesta terça-feira, 28, com uma publicação na ‘The Economist’ – revista inglesa considerada como a principal publicação de economia do mundo.

Publicidade
A reportagem foi intitulada de ‘O maior obstáculo para salvar as florestas tropicais é a ilegalidade’

Em uma reportagem intitulada de ‘O maior obstáculo para salvar as florestas tropicais é a ilegalidade’, a revista cita o estudo de João Paulo e do professor da Universidade de Campinas Alexandre Gori Maia, no qual eles estimam os impactos da segurança dos direitos de propriedade sobre o desmatamento na Amazônia e identificam que propriedades que não possuem sobreposição de direitos fundiários desmatam menos e têm mais chances de cumprir o Código Florestal.

“Ressaltamos que a governança e a proteção dos direitos fundiários são componentes importantes para as políticas fundiárias e de combate ao desmatamento ilegal”, explica João Paulo sobre o estudo citado pela The Economist.

Para Mastrangelo, o momento é de extrema satisfação. “Estou sem acreditar, a The Economist é uma revista britânica considerada uma das mais relevantes em economia no mundo. Estou me sentindo muito feliz e orgulhoso por saber que nós, aqui na Amazônia, podemos fazer pesquisas e produzir estudos com qualidade internacional, isso nos anima muito”, frisou.

Publicidade

Segundo o professor acreano, o estudo foi apresentado no Congresso da Associação Americana de Economia Agrícola e Aplicada, um evento científico de referência na área, no qual, provavelmente, a revista acessou a pesquisa, que está em fase de submissão para uma revista científica.

“Fico feliz de poder repercutir nossos resultados e conclusões de modo que possam influenciar políticas e ações para melhorar o uso da terra na região, buscando sempre uma conciliação entre a produção agrícola, conservação florestal e o desenvolvimento econômico”, endossou Mastrangelo.

Alexandre Gori Maia é autor da pesquisa juntamente com João Paulo (Foto: Cedida)

João Paulo Mastrangelo é engenheiro florestal de formação, com mestrado em Desenvolvimento Regional e está prestes a defender a tese de Doutorado em Desenvolvimento Econômico, pela Universidade Estadual de Campinas.

Atualmente, ele é professor na Universidade Federal do Acre, na área de economia agrícola e florestal, e desenvolve pesquisas com foco em uso da terra, desenvolvimento econômico e microeconomia aplicada. Foi Secretário de Estado do Acre de Floresta e, posteriormente, de Meio Ambiente, entre 2011 e 2017.

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.