27.6 C
Juruá
terça-feira, abril 30, 2024

Projeto vai oferecer consulta e castração gratuitas a animais de tutores de baixa renda

Por Maria Meirelles, dA Gazeta do Acre.

- Publicidade -

“Cuidar” é nome do novo projeto de deputado Emerson Jarude (MDB), que, em parceria com a Clínica Veterinária de Ensino Dr. Mário Alves Ribeiro, da Universidade Federal do Acre (Ufac), vai oferecer atendimento veterinário gratuito de cães e gatos para a população em vulnerabilidade social, protetores independentes, e instituições de proteção animal na capital.

A iniciativa foi apresentada na sessão desta quarta-feira, 15, e é fruto da emenda parlamentar do deputado à Clínica Veterinária da Ufac.

“O projeto Cuidar se inicia hoje e, sabemos que, nesse começo, talvez nem tudo aconteça tão rápido como gostaríamos. Mas esse projeto é o primeiro passo para ajudar e muito a transformar a vida dos nossos amigões”, disse Emerson.

Luciana Souza, uma das coordenadoras do projeto, explica como acontecerão os atendimentos. “As formas de atendimentos serão consultas e castrações que serão realizadas dentro mesmo da clínica veterinária de ensino da Ufac, pelo corpo de veterinários que eles já possuem e os seus alunos, porque também é um espaço de estudo, ensino e pesquisa extensão. Então, os atendimentos vão acontecer, diariamente, e serão agendados”.

O público em geral, assim como os protetores independentes e as instituições, deve passar por um processo de triagem, respondendo a um questionário e preenchendo um formulário para saber a real condição. O público de baixa renda, por exemplo, deve estar cadastrado no CADÚnico, receber até dois salários mínimos, além de outras comprovações. As instituições de proteção animal devem possuir CNPJ e, no caso dos protetores independentes, será considerado o número de animais que eles possuem.

- Publicidade -
Copiar