Início / Versão completa
Destaque 2

Acreana é a única estudante do Norte do Brasil a participar de intercâmbio no Japão

Por Isabelle Freitas, dA Gazeta do Acre. 22/04/2023 07:11
Publicidade

A estudante do 3º ano do Instituto Federal do Acre (Ifac), Vitória Renata, que viajou à Tóquio, no Japão, na quinta-feira, 14, através de um programa de mobilidade acadêmica promovido pelo governo japonês, é a única nortista de oito alunos brasileiros presentes no programa.

Publicidade

Vitória é acreana, tem 16 anos, e além do Ensino Médio, cursa Técnico Integrado em Edificações no Ifac.

A jovem fala inglês fluentemente, estuda os idiomas francês e coreano, e pretende estudar, em uma Universidade, Ciências da Computação ou outro curso relacionado à programação.

“Meu interesse por programação e tecnologia foi uma das coisas que me motivou a aplicar pro programa de mobilidade acadêmica porque pensei que seria a oportunidade perfeita pra aprender sobre o ramo que quero seguir”, conta.

Publicidade

O programa de intercâmbio educacional Sakura Science High School tem a duração de uma semana e oferece aos alunos do ensino médio de todo o mundo a oportunidade de aprenderem mais sobre as áreas de ciência e tecnologia. No intercâmbio, os alunos visitam centros de pesquisa e universidades.

A estudante conta ao site A GAZETA que na semana em Tóquio fez visitas guiadas em Institutos de Tecnologia, de Aviação, Astronomia e DNA. Além de também conhecer uma Universidade de Ciência Marítima e uma escola de ensino médio japonesa.

No intercâmbio, a acreana está convivendo com brasileiros dos estados de Alagoas, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e todos estão acompanhados de dois professores, docentes no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL).

Além dos brasileiros, Vitória está acompanhada de estudantes de outros países, como Argentina, Chile, Nepal, Sri Lanka e Taiwan.

A jovem conta que as diferenças de idiomas, sotaques, e também as diferenças culturais, é um grande aprendizado de abertura, conhecimento e criação de conexões.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.