Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Realeza do Carnaval de Cruzeiro do Sul será escolhida neste sábado (7)
  • Ausência de apoio policial em colisão gera indignação em Cruzeiro do Sul
  • Vídeo mostra momento em que policial é desarmado e morto durante confusão em bar
  • VÍDEO: Mãe reconhece os corpos das próprias filhas em matagal: “A mais nova não merecia morrer assim”
  • Homem é preso após matar colega de trabalho a facadas em embarcação; veja vídeo
  • Filipe Luís sob pressão: Flamengo tem pior início de temporada em 24 anos
  • Ação interestadual das Polícia Civis do Acre, Goiás e São Paulo bloqueia R$ 1,5 milhão e apreende bens de investigados
  • Investigações da Polícia Civil levam à condenação de 14 pessoas por desvio milionário de combustíveis do Iapen
  • Amigos criam campanha para ajudar empreendedora em tratamento contra câncer
  • Acre registra quase mil estudantes aprovados na chamada regular do Sisu 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, fevereiro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

Gelo da Groenlândia e Antártida derretem rapidamente e levam ao aumento do nível do mar

Por Redação Juruá em Tempo.21 de abril de 20234 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

As camadas de gelo da Terra perderam gelo suficiente nos últimos 30 anos para criar um cubo de gelo de 19 km de altura, de acordo com uma nova pesquisa.

O gelo da Groenlândia e da Antártida, que contêm quase todo o gelo de água doce do mundo, estão encolhendo em um ritmo assustadoramente rápido, de acordo com um relatório divulgado na quinta-feira (20) por uma equipe de cientistas internacionais.

Combinando dados de 50 pesquisas de satélite da Antártida e da Groenlândia, abrangendo os anos de 1992 a 2020, os cientistas do Ice Sheet Mass Balance Inter-comparison Exercise, ou IMBIE, conseguiram rastrear as mudanças no volume e no fluxo de gelo das camadas de gelo.

Eles descobriram que o derretimento da camada de gelo aumentou seis vezes nos últimos 30 anos, à medida que níveis recordes de poluição que aquecem o planeta elevam as temperaturas globais.

Os sete piores anos para o derretimento da camada de gelo polar aconteceram durante a última década.

Ao todo, as camadas de gelo polar perderam mais de 8,3 trilhões de toneladas de gelo entre 1992 e 2020, segundo o relatório.

O pior ano para perda de manto de gelo foi 2019, segundo o relatório, quando os mantos de gelo perderam cerca de 675 bilhões de toneladas de gelo. Essas perdas foram causadas por uma onda de calor no Ártico, que fez com que a camada de gelo da Groenlândia perdesse 489 bilhões de toneladas.

A perda de gelo está tendo um impacto significativo nos oceanos, elevando o nível do mar em 21 milímetros, de acordo com o relatório. O derretimento da camada de gelo agora responde por um quarto de toda a elevação do nível do mar – um aumento de cinco vezes desde a década de 1990.

“Esta é uma enorme quantidade de gelo”, disse a principal autora do estudo, Inès Otosaka, pesquisadora da Universidade de Leeds, à CNN. “Isso é muito preocupante, claro, porque 40% da população global vive em áreas costeiras”, disse ela.

Os cientistas descobriram que a taxa na qual a camada de gelo da Antártida está derretendo diminuiu, mas continua muito mais rápida do que na década de 1990.

O relatório identificou a Península Antártica e a Antártica Ocidental – a localização da problemática Geleira Thwaites, apelidada de geleira “Doomsday” por seu impacto potencialmente devastador no aumento do nível do mar – como as regiões onde a maior parte do derretimento do continente estava acontecendo.

Otosaka espera que o manto de gelo da Groenlândia continue perdendo gelo, mas disse que ainda não está claro o que pode acontecer com o manto de gelo da Antártida.

“Na Antártida, temos maior incerteza no futuro”, disse ela. “Temos o que chamamos de alguns mecanismos de baixa probabilidade, mas de alto impacto, que podem ser acionados se excedermos um certo nível de aquecimento.”

Isso poderia levar a um aumento muito maior do nível do mar no futuro, acrescentou.

Se o mundo atingir certos limiares de aquecimento, isso poderá desencadear mecanismos de feedback importantes e potencialmente irreversíveis, disse Otosaka.

“Realmente precisamos ter políticas governamentais fortes para limitar o aquecimento futuro e reduzir nossa concentração de gases de efeito estufa”, acrescentou.

A Agência Espacial Européia, que junto com a Nasa ajuda a financiar a pesquisa do IMBIE, disse em um comunicado: “É sem dúvida que a mudança climática está causando o derretimento de nossas camadas de gelo polar, elevando assim o nível do mar e colocando em risco as regiões costeiras ao redor do mundo.”

Os cientistas do IMBIE planejam atualizar a avaliação a cada ano.

“Estamos finalmente no estágio em que podemos atualizar continuamente nossas avaliações do balanço de massa da camada de gelo, pois há satélites suficientes no espaço monitorando-os, o que significa que as pessoas podem fazer uso de nossas descobertas imediatamente”, disse Andrew Shepherd, professor da Northumbria University e fundador da IMBIE, em um comunicado.

Por: CNN Brasil.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.