Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • “Jéssica pode ser candidata a tudo, inclusive a nada”, diz Vagner Sales
  • DNIT libera passagem parcial na ponte de Tarauacá, na BR-364
  • Acre ocupa 13ª posição entre estados que mais evoluíram na segurança
  • Segurança escolar no Acre: aplicativo aciona polícia com um botão e deve chegar a 100% das escolas até dezembro
  • Filha de Michael Jackson publica fotos raras com a mãe no Dia das Mães
  • Ana Paula Renault faz ensaio sexy e diz: ‘A gente não tem mais medo de ser chamada de bruxa’
  • Ciro Gomes descarta disputar o Planalto, e PSDB diz que vai procurar ‘alternativas’
  • Fachin vai receber parlamentares para tratar da Lei da Dosimetria e aguarda Moraes
  • Com Aberson na Coordenação, Mailza e Gladson apresentam equipe que comandará pré-campanha
  • Cruzeiro do Sul insere 471 novas famílias no Bolsa Família
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, maio 11
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Opera Acre inicia cirurgias de correção de “útero caído” no Juruá

Por Redação Juruá em Tempo.10 de abril de 2023Updated:12 de abril de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Dando prosseguimento ao programa Opera Acre, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá (HMCJ), em Cruzeiro do Sul, deu início neste sábado, 8, a uma série de cirurgias de correção de prolapso de útero, distúrbio popularmente conhecido como “útero caído” ou “bexiga caída”.

Equipes da Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira trabalham em parceria. Foto: Marcos Santos/Secom

Causado principalmente por gravidezes e partos múltiplos, alguns sintomas frequentes do prolapso uterino são a incontinência urinária, dor ou incômodo na região da pelve, dificuldade de evacuar e dor durante a relação sexual. A correção pode ser realizada com ou sem a retirada do útero.

Ao todo, 37 pacientes do Juruá serão beneficiadas com a cirurgia. Margarida Maria da Conceição, de 61 anos, é uma delas. “O problema me deixou impossibilitada de realizar tarefas simples, como varrer a casa. Só tenho gratidão a Deus e ao governo, pela vida nova que terei a partir de agora”, declarou.

Duas pacientes foram atendidas neste fim de semana. Os demais procedimentos serão realizados aos sábados. Foto: cedida

O nome da cruzeirense Maria da Glória da Silva, de 55 anos, também não consta mais na lista de espera. “Há um ano e três meses, convivia diariamente com dores. Hoje, sinto-me bem e muito feliz por ter realizado um sonho. A minha esperança agora é de poder cuidar das minhas coisas, trabalhar e levar uma vida mais saudável”, afirmou.

Pedro Pascoal: “A meta é descentralizar os serviços de Saúde em todo Acre, reestruturando as regionais com equipamentos e médicos especialistas”. Foto: Diego Gurgel/Secom

A meta do Opera Acre é reduzir a demanda reprimida e proporcionar dignidade às pacientes que aguardam na fila de espera.

“A equipe da Maternidade do Juruá se sente grata por proporcionar a essas mulheres dias mais felizes e com condições dignas para conduzir as tarefas do cotidiano. Queremos agradecer ao governo do Estado, ao secretário de Saúde e toda a equipe da Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira pela assistência. É um trabalho feito em parceria para beneficiar o povo”, afirmou Maria Sulenir de Oliveira, gerente de assistência do hospital.

  • Por Eliel Mesquita, da Agência de Notícias do Acre.
Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.