25.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Instituto de Pesos e Medidas realiza vistorias em postos de combustíveis do Acre

Por redação.

- Publicidade -

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Acre (Ipem) realizou nesta quinta-feira, 4, vistoria no Auto Posto Joafra, localizado em Rio Branco, para inspecionar as bombas de combustíveis e realizar a verificação obrigatória.

A ação, que faz parte da agenda nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e está inserida no Plano Nacional de Vigilância de Mercado, vem sendo realizada desde o último dia 11 de abril, em parceria com os 24 órgãos delegados do Ipem no Brasil, com foco em 13 produtos. Nesta semana o alvo são as bombas de combustíveis.

Os agentes fiscais do Ipem fazendo a inserção do selo do Inmetro na bomba verificada.  Foto: Cleiton Lopes/Secom

Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, os fiscais vão avaliar se os produtos têm selo, se passaram pelas verificações obrigatórias. “O objetivo é orientar consumidores, produtores e comerciantes sobre os riscos dos produtos irregulares e piratas. Valorizamos, dessa forma, o bom comerciante e o fabricante, ao mesmo tempo em que ampliamos a presença do estado brasileiro”, informou Márcio.

Todos os postos de combustíveis do Acre serão inspecionados. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Segundo o agente fiscal do Ipem, Gelson Lima, as vistorias serão realizadas em todos os postos de combustíveis do estado. “Orientamos aos consumidores que verifiquem se está tudo correto na hora de abastecer. Caso não esteja, o gerente do estabelecimento deve ser informado, como também o Ipem”, afirmou Gelson.

O agente fiscal do Ipem, Gelson Lima, fazendo a verificação do bico da bomba. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Para o proprietário do Auto Posto Joafra, Thyago Lameira, as ações de fiscalização e vistoria são positivas porque dão mais segurança aos clientes e aos proprietários. “A gente apoia essa iniciativa porque traz transparência ao cliente. Como revenda, não fazemos mais do que a nossa obrigação em oferecer qualidade aos nossos clientes. As fiscalizações só provam que estamos agindo de forma correta”, ressaltou Thyago.

Nenhuma irregularidade foi encontrada no posto inspecionado. Foto: Cleiton Lopes/Secom

As operações têm caráter orientativo e os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades serão instruídos a corrigir os procedimentos. Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Ouvidoria Inmetro

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria

Ouvidoria Ipem – Acre

Para dirimir qualquer dúvida ou para outras informações, o consumidor ou empresário pode entrar em contato com o telefone da Ouvidoria do Ipam/AC (68) 3229-5566.

- Publicidade -
Copiar