25 C
Juruá
sexta-feira, abril 12, 2024

Lula se encontra com Fernández nesta terça (2) e pode discutir crédito para exportação

Por CNN Brasil.

- Publicidade -

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrará com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, nesta terça-feira (2), no Palácio da Alvorada, em reunião agendada para às 17h. Entre os temas que podem ser discutidos está crédito para exportação entre os países.

A informação sobre conversas para a criação de uma linha de crédito foi confirmada à CNN nesta segunda-feira (1°) pelo secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo.

Assim, deve ser tratado um pedido para o Brasil financiar a exportação insumos para a indústria argentina, em meio à crise econômica no país latino — asfixiado financeiramente, não tem dólares para comprar produtos básicos.

A Argentina enfrenta alta na inflação, com o índice chegando a 104,3% em março, na comparação anual. Em comparação com fevereiro, os preços estavam 7,7% maiores.

O dado colocou o país no topo do ranking dos maiores índices de inflação entre os membros do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

No final de abril, Fernández anunciou que não tentará se reeleger nas eleições gerais que serão realizadas na Argentina em outubro deste ano. Ele é um dos líderes mais próximos de Lula, tendo comemorado sua eleição no ano passado. Foi também o primeiro líder a se encontrar com o brasileiro após seu retorno ao poder.

- Publicidade -
Copiar