23.7 C
Juruá
domingo, abril 21, 2024

Pesquisa aponta que 10% dos acreanos não tem acesso a energia elétrica

Por redação.

- Publicidade -

Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) aponta que no Acre é o estado da Amazônia Legal que tem o maior percentual de pessoas sem acesso à energia elétrica em relação ao total da sua população: 10% dos acreanos não tem energia em casa.

Já o Pará apresenta a maior demanda de pessoas sem acesso ao serviço público de energia elétrica, com quase 155 mil pontos, seguido pelo Amazonas, com 33 mil. No Acre, há 17 mil pontos sem energia elétrica.

O estudo “Sistemas Fotovoltaicos da Amazônia Legal” faz uma análise dos desafios da universalização da energia na região Norte.

Segundo os pesquisadores, as terras indígenas, territórios quilombolas, assentamentos rurais e ribeirinhos, são as áreas mais carentes da oferta deste serviço público.

“São pessoas que vivem em regiões remotas da Amazônia, longe das capitais, onde a rede de distribuição de energia não os alcança”, afirma o pesquisador Vinícius Oliveira da Silva, analista de projetos do Iema e um dos coordenadores do diagnóstico.

Por Valor Econômico 

- Publicidade -
Copiar