25.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 17, 2024

Petecão confirma vinda do ministro Flávio Dino ao Acre para debater segurança na fronteira

Por Redação

- Publicidade -


O senador Sérgio Petecão (PSD), presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado, reuniu a imprensa na manhã desta sexta-feira, 12, para falar sobre o Seminário de Segurança nas Fronteiras, que acontece no próximo dia 19, na cidade de Brasiléia.

Petecão confirmou a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O senador disse ainda que o Seminário que acontecerá no Acre é um piloto para que outros encontros aconteçam em.outras áreas de fronteiras do Brasil.

“O ministro da Justiça, Flávio Dino confirmou sua presença, já o ministro da Defesa, José Múcio, por conta de agenda oficial acabou de me informar que não poderá vir, mas que estará enviando um representante do ministério. Esse seminário, que acontecerá no dia 19 servirá de piloto para outros que acontecerão no país. Essa é uma grande oportunidade para debatermos e buscarmos mais estrutura, apoio e o fortalecimento da segurança na área de fronteira do Acre com a Bolívia e o Peru, que são um dos maiores produtores de drogas do mundo”, disse Petecão.

O senador afirmou ainda que pelo menos 10 senadores estarão compondo a comitiva que estará em Brasiléia, além de representantes da Polícia Federal, Rodoviária Federal, Exército, representantes dos governos boliviano e peruano, bem como representantes dos governos de Rondônia e Mato Grosso.

Outro ponto que será abordado na reunião é a estruturação e fortalecimento do Grupamento de Fronteira (Grefron). De acordo com Petecão, mesmo sem uma estrutura mínima, o Grefron no Acre é o responsável pelas maiores apreensões de drogas nos últimos anos.

“Conversando com o delegado Remulo Diniz, do Grefron, ele revelou que todos os dias o grupo apreende drogas e armas, recupera carros roubados e furtados e prende pessoas, mas é inadmissível que um grupo tão atuante como esse não tenha uma.estrutura adequada. Eles não tem sede, não tem barcos e outros equipamentos que fazem toda a diferença no combate ao crime. Vamos está apresentando essas e outras situações ao ministro”, revelou.

Com informações Notícias da Hora

- Publicidade -
Copiar