24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

PF faz operação contra extração ilegal de diamantes em terra indígena

Por Redação

- Publicidade -


A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta 6ª feira (26.mai), a Operação Oraculum, cujo alvo foi uma associação criminosa envolvida na extração ilegal de diamantes e madeiras de terras indígenas, além da prática de outros crimes contra o meio ambiente. A ação ocorreu nas Terras Indígenas Roosevelt e Parque Aripuanã, em Rondônia.

Foram apreendidos pelos agentes um caminhão, duas caminhonetes, duas espingardas, diversas munições, duas motocicletas, dois tratores, motosserras, 17 motores utilizados para extração de minérios, além de outros equipamentos utilizados no garimpo ilegal. Segundo a PF, o valor estimado dos itens apreendidos chega a R$ 5 milhões. 

A polícia não informou sobre eventuais prisões na operação. Os investigados poderão responder pelos crimes de furto, receptação, associação criminosa, crime contra o patrimônio da União, na modalidade usurpação (garimpo de diamantes), além dos delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais (transporte ilegal de madeiras e destruição de floresta nativa), dentre outros crimes. As penas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Com informações SBT News

- Publicidade -
Copiar