24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Assis Brasil vive nova crise com aumento de imigrantes na cidade

Por redação.

- Publicidade -

Assis Brasil vive nova crise com aumento de imigrantes na cidade: “dormem até na cozinha”

A cidade de Assis Brasil, no interior do Acre, está vivendo uma nova crise interna após o abrigo público para imigrantes ficar superlotado, atendendo acima das condições possíveis. O espaço está com 45 estrangeiros, sendo que a capacidade é de 35 pessoas. A cada dia o número aumenta mais, e o governo peruano passa a barrar mais imigrantes que querem entrar no país.

Segundo a Prefeitura de Assis Brasil, a situação é gravíssima, e revela a necessidade urgente de apoio de autoridades federais, locais e até de instituições do terceiro setor que possam dar assistência ao município. O número de imigrantes é, em sua maioria, de venezuelanos que tentam deixar o Brasil, ou aqueles que tentam fugir da crise política instalada no Peru.

WhatsApp_Image_2023-06-12_at_06.44.13.jpeg

A secretária de Assistência Social de Assis Brasil, Ynara Holanda, explica que sem os documentos para ficarem no país peruano, os imigrantes estão sendo expulsos de volta para o Brasil, o que dificulta a logística. No território brasileiro, técnicos da prefeitura auxiliam na emissão dos documentos necessários.

“Quando passa das 35 pessoas, algumas já começam a dormir pelos corredores e até pela cozinha, porque só temos dois quartos no local que é, de certa forma, improvisado. São venezuelanos, na maioria dos casos, e por questões políticas estão vindo do Peru. Eles estão sendo barrados no país vizinho por não terem a documentação exigida para imigrantes e acabam tendo que sair de lá”, informou a secretária em entrevista à Rede Amazônica.

A prefeitura destaca, ainda, ainda, que entre janeiro e maio deste ano já passaram pelo abrigo mais de 1,7 mil imigrantes, e lembra que no ano passado, em meio à uma forte crise, outras 3,2 mil pessoas de outras nacionalidades também precisam dormir no local.

  • João Renato Jácome, do Notícias da Hora.
- Publicidade -
Copiar