25.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Com mais de 12 mil doações de sangue em 2022, Hemoacre alerta que estoque segue instável

Por Redação

- Publicidade -


Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde mostrou que o Acre teve 12.150 doações de sangue ao longo de 2022. Se considerada a última prévia do Censo Demográfico, que indicou o estado com 829,7 mil habitantes, o total de doações de sangue representa cerca de 1,4% da população, mesmo percentual alcançado na média nacional, segundo o ministério.

No estado, a captação das bolsas é feita pelo Hemoacre, em Rio Branco, que abastece os municípios. De acordo com a gerente de assistência da unidade, Quésia Nogueira, o estoque é dinâmico, e ainda não foi estabilizado este ano. Ela alerta ainda que a quantidade alcançada em 2022 não é a ideal.

“Apesar de parecer uma quantidade grande e sermos gratos aos nossos doadores, esta quantidade não é suficiente”, diz.

Nessa época do ano, com a proximidade das férias, as doações tendem a diminuir, o que prejudica os estoques. O Ministério da Saúde também ressalta que uma bolsa pode atender, em média, até quatro pessoas.

Requisitos

Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e com foto.

Além disso, de acordo com o Hemoacre, a partir deste mês, o prazo de doações para pessoas que fizeram tatuagens foi reduzido para 6 meses, ao invés dos 12 meses recomendados anteriormente. Porém, é preciso apresentar comprovação de que o estabelecimento atende aos critérios da vigilância sanitária.

Com informações G1Acre
- Publicidade -
Copiar