Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Sábado em Rio Branco já recebeu chuvas esperadas para 8 dias de dezembro
  • Distribuição de brinquedos a crianças e transporte gratuito é aprovado na Câmara
  • Silas nega traição após crise com Antônia Lúcia: “não condizem com meu caráter”
  • Lutador do Acre é campeão do Shooto Brasil de MMA e deve chegar ao UFC
  • Sessão extraordinária da Câmara para votação de projetos atrasa por falta de quórum
  • Aos 11 anos, atleta de Sena é selecionado para fazer teste no Atlético Paranaense e no Vitória
  • Acre tem dois alertas de temporal, com ventos que podem chegar a 100 km/h, segundo o Inmet
  • Foragido é preso com pistola 9 mm e celulares em operação em Rio Branco
  • Motocicleta roubada é recuperada pela Polícia Militar no Acre
  • Homem foragido desde 2023 é preso em operação conjunta no Acre e Rondônia
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 6
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

CPI das ONGs ouvirá lideranças indígenas e votará requerimentos

Por Redação Juruá em Tempo.27 de junho de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

CPI das ONGs ouvirá lideranças indígenas e votará requerimentos

Nesta terça-feira, 27, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs realizará audiências com três lideranças indígenas, além de votar 18 requerimentos. É importante ressaltar que a maioria dos parlamentares envolvidos na CPI são opositores ao governo Lula.

Os depoentes agendados para hoje são Alberto Brazão Góes, membro da comunidade indígena ianomâmi; Adriel Kokama, líder indígena da região do Médio Solimões; e Valdecir Fontes, estudante de geologia e membro da comunidade Baniwa Castelo Branco, localizada em São Gabriel da Cachoeira.

Espera-se que o trio apresente críticas às ONGs que atuam em suas respectivas regiões. Góes afirmou que essas organizações não protegem os interesses dos indígenas, como alegam. Ele declarou: “Chega de ONGs dizendo como devemos viver”.

O presidente da CPI, senador Plínio Valério, ressaltou a importância de ouvir as lideranças indígenas para entender os detalhes de como as atividades dessas organizações têm prejudicado as comunidades indígenas. Ele afirmou: “Elas agem impedindo o progresso e falando em nome das lideranças indígenas, restringindo a liberdade nas comunidades e prejudicando o crescimento econômico. Os povos indígenas desejam ser protagonistas de suas próprias histórias”.

Além das audiências, serão votados requerimentos que poderão convidar mais lideranças indígenas e governadores para prestar depoimentos, bem como exigir documentos de contratos entre o Estado e as ONGs. Esses pedidos incluem solicitações às capitais.

O presidente da CPI também solicitará informações ao Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade sobre as instituições responsáveis pelos estudos técnico-científicos que levaram à criação de 16 unidades de conservação.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.