25.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 17, 2024

Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul inicia campanha no Dia Mundial do Doador de Sangue

Por Redação

- Publicidade -


Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o governo do estado do Acre iniciou, nesta quarta-feira (14), por meio do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), uma campanha de doação de sangue para captar e efetivar doadores.

Segundo Summa Maryssa, gerente administrativa do Hemonúcleo, embora hajam cerca de cinco mil pessoas cadastradas, essas não são doadores assíduos; por isso, é importante divulgar a doação de sangue, levando doadores efetivos para a unidade. Além disso, Maryssa destaca que o veículo entregue pelo governador Gladson Cameli ajuda nessa captação de doadores, pois pessoas de lugares mais distantes podem ser buscadas para realizarem a doação. “Foi um presente para Cruzeiro do Sul”, comenta.

A unidade cruzeirense abastece o Vale do Juruá, Guajará (AM) e, às vezes, a capital do estado, Rio Branco.

Guilherme Barreto, de 19 anos, estudante do curso de Direito da Universidade Federal do Acre — Campus Floresta, doou pela primeira vez, colaborando com um trote solidário da Atlética Soberana. “É uma coisa simples, que não demora e vai ser muito importante”, disse.

Outro doador foi José Azevedo, de 45 anos. Ele disse ter sido influenciado pela família, que já era doadora, a realizar a ação pela primeira vez. “É mesmo uma sensação muito boa poder ajudar o próximo”, comentou ele.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (o limite para a primeira doação é de 60 anos), pesar mais de 50 kg, estar em bom estado de saúde, descansado e bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e levar um documento de identidade com foto.

As doações são recebidas no Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, localizado na Rua Pedro Telles, bairro Manoel Terças, das 7h às 13h.

- Publicidade -
Copiar