24.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

MP vai recorrer de decisão sobre operação policial que matou uma criança e dois homens em Rio Branco

Por redação.

- Publicidade -

Gleiton Silva (à esquerda) e Edmilson Fernandes da Silva Sales (à direita) morreram em operação policial em Rio Branco, em 2018.

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) irá recorrer da decisão da Justiça de não levar a júri popular os policiais militares denunciados pela morte de uma criança de 11 anos e outras duas pessoas durante uma operação policial em Rio Branco.

De acordo com a denúncia, os policiais Antônio de Jesus Batista e Alan Melo Martins foram acusados pela morte de Maria Cauane Araújo da Silva e Gleiton Silva. Os policiais Josemar de Farias, Wladimir Soares da Costa e Raimundo Costa foram denunciados pelo crime de homicídio contra Edmilson Fernandes da Silva Sales.

O caso ocorreu em 2018 durante uma ação da Polícia Militar no bairro Preventório. Segundo o comando do Bope, os agentes entraram no bairro com o objetivo de combater facções criminosas que atuavam na região, no entanto, a ação resultou na morte de três pessoas, incluindo a estudante Maria Cauane, que estava brincando com uma amiga quando foi atingida.

Após relatos das famílias das vítimas, o MPAC iniciou um procedimento investigatório, que resultou na apresentação da denúncia ao Poder Judiciário. As investigações foram conduzidas pelos promotores de Justiça Teotônio Rodrigues e Maria Fátima Ribeiro.

A decisão da Justiça, proferida na quinta-feira, 25, desclassificou o crime de homicídio doloso para culposo para os policiais Alan e Antônio, absolveu sumariamente Wladimir e Raimundo com base na legítima defesa e impronunciou Josemar por falta de indícios de autoria.

Diante da sentença que exclui os réus do julgamento popular solicitado na denúncia, o MPAC apresentará um recurso para que o caso seja reavaliado. O recurso será interposto pelo promotor Carlos Augusto Pescador, que responde pela 10ª Promotoria de Justiça Criminal.

  • Fonte: A Gazeta do Acre.
- Publicidade -
Copiar