27.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 12, 2024

Prefeito de cidade Peruana diz a Antonia Sales que questões ambientais travam a integração Acre/Ucayali

Por Assessoria.

- Publicidade -

Prefeito de cidade Peruana diz a Antonia Sales que questões ambientais travam a integração Acre/Ucayali

Em sua última agenda oficial no Peru, a deputada Antonia Sales (MDB) foi recebida pelo prefeito do município de Manantay, Roger Galán Torres que deixou claro o total interesse na integração do Acre pelo Juruá, com o estado de Ucayali chegando a Pucallpa, passando em sua cidade e seguindo para as demais regiões peruanas até o porto de Chancay.

A distância entre a capital de Ucayali que é Pucallpa e o município de Manantay é de apenas 7 km e o interesse de Roger Galán pela é o impulsionamento da economia local.

Roger Galán deixou claro que sabe de todas as dificuldades, principalmente as impostas pelos órgãos ambientais muita vezes incentivada por países que trabalham contra o desenvolvimento da região amazônica peruana e brasileira. “A vinda de Antonia Sales ao nosso país, principalmente à região em que nasceu, fortalece nossas forças ao saber que as autoridades brasileiras estão na mesma sintonia que nós aqui. Agora é trabalhar para que nossas tratativas comecem a ser realizadas, postas em prática e que realmente venhamos a unir nossos povos e extrair as riquezas de nossa terra. Sofremos uma grande pressão de ONGs e países que não querem nosso desenvolvimento, mas vamos superar tudo isso”, disse confiante.

UCA2

O prefeito de Manantay destacou as pressões de órgãos ambientais locais e internacionais, tendo em vista os projetos de concessão de florestas que tem causado grande polêmica no Peru. As acusações de que o projeto vem tirando as pessoas de suas terras tem ganhado força entre às autoridades peruanas que querem o desenvolvimento da região. “Isso tem feito moradores abandonar suas terras. Na verdade isso é uma verdadeira expulsão dos nossos habitantes da Amazônia peruana”, afirmou o prefeito.

Antes de voltar ao Acre Antonia Sales se reúne com congressistas nacionais do Peru para tratar da liberação de voos, além de outros assuntos importantes para ambas as regiões.

“Sei que o Ministério das Relações Exteriores do Peru está trabalhando para que os voos entre Pucallpa e Cruzeiro do Sul sejam efetivamente liberados, e acho que isso garante o início efetivo de nosso sonho, que é a integração trazendo intercâmbio cultural, turístico, estudantil e tecnológico, além de relações econômicas com trocas comerciais de produção e transporte”, destacou Sales.

- Publicidade -
Copiar