Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Por causa de R$ 172, vereador Felipe Tchê dá soco e ameaça dono de Bar em Rio Branco
  • Idosa de Cruzeiro do Sul que sofreu fraude em empréstimo consignado será indenizada em R$ 5 mil
  • Moto de jovem morto em acidente é furtada de outdoor usado em campanha contra a violência no trânsito
  • Antônia Lúcia faz duro pronunciamento contra ex-marido Silas Câmara e relata agressão e denúncias graves
  • Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o Acre
  • Motociclista sofre ferimentos graves após acidente com carro na Avenida Ceará
  • Trabalhador rural fica gravemente ferido após acidente com trator na zona rural
  • Adolescente fica ferido em acidente entre motocicleta e caminhonete na Baixada da Sobral
  • Cabeleireira é encontrada morta dentro de casa em Rio Branco; companheiro é apontado como principal suspeito
  • Porto Walter autoriza construção de dois sistemas de abastecimento e gestão alcança 30 unidades construídas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, dezembro 14
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Acre é o primeiro estado da Amazônia a ter base cartográfica contínua do IBGE

Por Redação Juruá em Tempo.3 de julho de 20233 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na semana passada a Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado do Acre, na escala 1:100.000 (1cm = 1km no terreno). A ferramenta é essencial para o planejamento e implementação de políticas públicas.

O Acre é a sétima base cartográfica lançada no contexto do projeto BC100, sendo o primeiro da região amazônica. Segundo o IBGE, o objetivo é mapear todas as 27 unidades da federação nessa escala. O projeto já mapeou os estados de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Sergipe e o Distrito Federal.

Conforme o IBGE, a base é uma ferramenta fundamental para programas governamentais com foco territorial, análises abrangentes das unidades da federação e para o suporte na representação de aspectos sociais, econômicos e ambientais do território, e para o planejamento setorial de obras de infraestrutura, como energia, transporte e comunicações. Também é uma fonte de informação georreferenciada para pesquisadores, professores e estudantes universitários.

Desafios da Amazônia

“O desafio de mapear o Acre foi expressivo devido à densa cobertura vegetal da Amazônia, que exigiu esforço de aprendizado para a correta caracterização da paisagem”, destacou a tecnologista do IBGE, Flavia Gava, no site oficial do Instituto. “Como as imagens de referência do projeto são imagens no espectro de luz visível, a caracterização dos trechos de drenagem foi especialmente desafiadora”, completou.

Outro aspecto do projeto destacado pelos pesquisadores foi a importância das bases de dados produzidas pela rede de coleta do IBGE para outras finalidades, mas que são fundamentais para o mapeamento de referência.

“Os dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), atualizado regularmente pelas agências de coleta do IBGE, e do Censo Agropecuário 2017, produzido pelos recenseadores, foram de extrema importância. Tais bases já tinham sido utilizadas em outros mapeamentos da BC100, mas nesse projeto, em muitos casos, era nossa única fonte de informação, dada a escassez de informação nas localidades mais remotas da Amazônia”, avaliou o supervisor de Cartografia do IBGE em Santa Catarina, Renato Lélis.

O supervisor destacou a situação do município de Acrelândia, que a equipe utilizou uma combinação de dados do CNEFE e do Censo Agro para conseguir fazer o mapeamento das edificações destinadas a atividades agropecuárias.

Ainda segundo o IBGE, a base foi produzida a partir da interpretação de imagens de satélite que cobrem o território do estado acreano, informações coletadas por pesquisas do Instituto, base cartográfica desenvolvida pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), projeto Radiografia da Amazônia, da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército Brasileiro, além de folhas topográficas do mapeamento sistemático e de informações de órgãos setoriais parceiros.

O produto está disponível em formatos livres para utilização em sistemas de informação geográfica e por meio de geosserviço, via plataforma geográfica interativa. Além do mapeamento em si, a base cartográfica também fornece uma camada adicional – o índice de nomes – apresentando os nomes georreferenciados dos elementos representados na base, associados às suas respectivas categorias e classes.

Portal G1 Acre

Por: A Gazeta do Acre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.