27 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Acre recebe representantes da Alemanha e Reino Unido na Serra do Divisor

Por redação.

- Publicidade -

O Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado no Vale do Juruá, um dos maiores locais de maior biodiversidade do mundo, recebeu nos dias 2 e 3 de julho, representantes internacionais que cooperam com o REM Acre, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), uma colaboração financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido.

Ao todo, 97 famílias habitam o parque, que faz parte dos investimentos do REM, que em todo o estado já contratou, no último ano, R$ 942 mil em serviços e equipamentos apenas para o programa do turismo de base comunitária.

Programa REM

O programa começou com o governo da Alemanha e conseguiu apoio do Reino Unido, captou um total de R$ 104 milhões até hoje. O objetivo principal do REM é a redução da emissão de carbono, com preservação do meio ambiente. Em 2022, chegou ao fim o acordo de 10 anos do REM e os representantes dos financiadores internacionais passaram então a visitar e analisar anualmente a aplicação dos recursos.

Segundo a Agência de Notícias do Acre, visitante do Acre já em outras missões de monitoramento, o gerente de portfolio do banco alemão KfW, Klaus Koehnlein, esteve pela primeira vez no Parque Nacional da Serra do Divisor. Para ele, estar no local e conversar com a comunidade é importante para se ter uma troca de experiências e saber as conquistas do programa.

Durante a visita, os representantes da missão puderam conversar com membros da comunidade, conhecer a realidade da região, saber dos avanços que receberam junto ao Programa REM e expectativas para o futuro.

Por meio do REM e junto com a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), a região já foi beneficiada com cinco capacitações, todas voltadas para o turismo, destinada a operadores de barcos e na área da culinária.

Serra do Divisor

O lugar é o quarto maior parque nacional brasileiro, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e conta com diversas ações do governo do Acre, principalmente em apoio ao turismo.

Em dois dias na Serra do Divisor, a comitiva pôde vivenciar experiências marcantes, que estão nos principais roteiros turísticos oferecidos pelas pousadas da região. Para a gerente do Programa REM no Ministério para Segurança Energética e Net Zero (DESNZ) do Reino Unido, Svenja Bunte, conhecer as belezas naturais da região foi incrível.

Também integram a delegação internacional Franziska Tröger, primeira secretária para o Desenvolvimento Sustentável e Florestas da Embaixada da Alemanha; Sören Schopferer, especialista técnico do KfW; Claudia Levy, especialista socioambiental do KfW; Sarah Pettem, economista do Ministério para Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido; Louise Hill, gerente do portfólio de Financiamento Climático (REM e LEAF) do Ministério para Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido. Representando a Sete, estiveram presentes Sirlania Venturin, diretora de Turismo; e Francismay da Costa, coordenador de Regionalização.

  • Por Maria Fernanda Arival, com informações da Agência de Notícias do Acre.
- Publicidade -
Copiar