29.9 C
Juruá
quinta-feira, novembro 30, 2023

Governos do Acre e Peru assinam carta de intenções para ativar relações comerciais

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agencia de Negócios do Estado (Anac), assinou, durante a abertura oficial do Espaço Indústria na Expoacre, realizada na noite de domingo, 30, uma carta de intenções com representantes da Província de Paucartambo, Departamento de Cuzco, no Peru, para ativar relações de exportação e importação.

Vice-governadora Mailza e secretário Mesquita foram presenteados por representantes das caravanas de Cuzco. Foto: Nilmara Almeida/Seict

A vice-governadora Mailza representou o governo do Estado. O coordenador da Expoacre, Alysson Bestene, também prestigiou o evento. “Este é um momento importante para a economia do Acre. A expansão dos negócios é uma realidade nessa parceria com países andinos”, disse Mailza.

O titular da Seict e coordenador do Espaço Indústria, Assurbanipal Mesquita, destacou a ampliação dos empreendimentos de expositores na feira e a participação das delegações peruanas. Também agradeceu as parcerias com a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Este espaço foi planejado e executado por muitas mãos. Fieac e Sebrae são parceiros fundamentais para o sucesso. Este ano, além de empresários acreanos, as relações bilaterais e de fortalecimento do corredor interoceânico apresentam resultados da política de comércio exterior, desenvolvida com aval do governador Gladson Cameli” observou Mesquita.

Evento foi prestigiado por gestores, empresários e representantes da Fieac e Sistema S. Foto: Clemerson Ribeiro

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Assuero Veronez, afirmou que o Acre a cada ano amplia o superávit da balança comercial, graças aos avanços do agro. Para ele, mesmo com os entraves, o setor produtivo avança e contribui com o desenvolvimento regional.

“Os protocolos são importantes para a ampliação da política de importação e exportação. Parabéns aos organizadores do setor da indústria, que é um braço importante para a geração de riquezas do estado”, acrescentou.

O presidente em exercício da Fieac, João Paulo Pereira, lembrou que o governo federal vem contribuindo para a diminuição dos obstáculos aduaneiros. “Até 2024 queremos vencer todos os entraves, para que esse corredor se torne realidade, ampliando os negócios entre Brasil e Peru”, analisou.

Luz Marina, que representou a Província de Paucartambo, presenteou a vice-governadora Mailza e o secretário Mesquita com cachecóis peruanos. “Temos alimentos e produtos têxteis, além de tecnologia genética, com que pretendemos interagir com o setor produtivo do Acre”, destacou.

Representantes da Província de Paucartambo, do Peru, prospectam negócios com empresários do Acre. Foto: Clemerso Ribeiron

A carta de intenções estabelece um cronograma de agendas para relações bilaterais com a província de Madre de Dios. Cerca de 30 empresários peruanos estão representados na Expoacre 2023.

A presidente da Agencia de Negócios do Acre, Waleska Bezerra, lembrou que esses são apenas acordo iniciais das relações entre Brasil e Peru, por meio da Expoacre. “Teremos ainda encontros nos dias 1º, 2 e 3, que aprofundarão as relações de comércio exterior”, explicou.

Empresários, gestores e representantes de delegações peruanas confraternizaram no estande da Fieac.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!