Início / Versão completa
COTIDIANO

Morre o músico acreano João Donato, aos 88 anos, no Rio de Janeiro

Por Redação O Juruá em Tempo. 17/07/2023 09:08
Publicidade

O acreano pioneiro da bossa-nova, João Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do músico.

Publicidade

Segundo as informações divulgadas, o músico morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Recentemente, ele teve uma infecção nos pulmões.

Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor, João Donato de Oliveira Neto foi um dos responsáveis por popularizar a música brasileira no exterior. Com mais de 70 anos de carreira, seu primeiro disco, Chá Dançante, foi lançado em 1956 com direção musical do estreante Tom Jobim. Dois anos depois, gravou com Minha Saudade e Mambinho com João Gilberto, se consolidando como um dos pioneiros da bossa-nova.

Ele nasceu Em Rio Branco, no Acre, em 1934, e se mudou para o Rio de Janeiro nos anos 40. Em 1966, João Donato começou a escrever letras para suas composições instrumentais e firmou novas parcerias na MPB, ao lado de nomes como Chico Buarque, Aldir Blanc, Arnaldo Antunes, Cazuza, Gilberto Gil e o do poeta Haroldo de Campos.

Publicidade

João Donato foi premiado, em 2010, no Grammy Latino,  na categoria de melhor álbum de Jazz, pelo trabalho em Sambolero.

  • Por Isabelle Freitas, dA Gazeta do Acre.
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.