27 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Acre é o estado menos competitivo do Brasil, aponta estudo da CLP

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Um estudo elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) aponta que o Acre é o estado menos competitivo do Brasil. Em relação a 2022, a unidade federativa caiu três posições no Ranking de Competitividade dos Estados, após piora em cinco dos 10 pontos analisados pela pesquisa.

Entre os indicadores que registraram involução no estado está potencial de mercado, sustentabilidade social, eficiência da máquina pública, educação e segurança. Por outro lado, o Acre experimentou melhora em inovação e sustentabilidade ambiental. Já infraestrutura, capital humano e solidez fiscal permaneceram inalterados.

O estudo mostra ainda que um dos principais desafios do estado é melhorar a eficiência da máquina pública, especialmente no que diz respeito ao equilíbrio de gênero no emprego público estadual e na qualidade da informação contábil e fiscal.

Outro desafio é a infraestrutura, sobretudo saneamento básico e qualidade no serviço de telecomunicações. A sustentabilidade social também é um desafio a ser superado, após aumento do trabalho infantil e da mortalidade materna.

“O objetivo do ranking é oferecer ao setor público uma ferramenta exclusiva, com métricas já difundidas no setor privado, para nortear e avaliar ações no âmbito da sustentabilidade. Sabemos que os governos são atores fundamentais na materialização do desenvolvimento sustentável em seus territórios, sendo agentes de transformação essenciais”, informa o CLP.

  • Por Dell Pinheiro, da Gazeta do Acre.
- Publicidade -
Copiar