26.3 C
Juruá
sexta-feira, julho 19, 2024

Alunos do Colégio Militar Tiradentes conquistam etapa estadual de robótica

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Os estudantes do Colégio Militar Tiradentes foram destaque na etapa estadual de robótica. Foto: cedida

Markus Almeida e Gabriel Carvalho, estudantes do 8º ano do Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET), gerido pela Polícia Militar do Acre (PMAC), conquistaram na última sexta-feira, 25, a Etapa Estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). O evento foi realizado no Via Verde Shopping, em Rio Branco, pelo Instituto Federal do Acre (Ifac).

No nível 1, modalidade conquistada pelos alunos, tiveram três equipes inscritas, onde os robôs tinham que fazer um trajeto em um percurso com vários obstáculos. O robô dos competidores do CMET foi emprestado pelo Ifac, que, além disso, já havia oferecido uma semana de curso aos estudantes do Colégio Militar. Na competição foram três trajetos diferentes para cada rodada.

Com apenas 9 anos de idade, Markus Almeida teve seu primeiro contato com a robótica quando fez um curso sobre o tema. Desde então, o jovem, que agora tem 13 anos, vem buscando adquirir conhecimentos na área. “Para mim é importante, pois a robótica é algo que eu gosto muito e me interessa”, disse o adolescente que estuda no CMET desde 2021.

A professora de Física, Lídia Rocha, foi a tutora dos alunos durante a competição. Lídia treinou durante dois turnos com os jovens, para deixá-los aptos. “Este trabalho [com a robótica] possibilita a experiência dos alunos, para que eles sejam capazes de entender conceitos como eletricidade, além de desenvolverem o pensamento lógico”, disse a docente, que é mestre em Física.

Os alunos do CMET agora estão aptos para a etapa nacional, que será realizada de 2 a 5 de outubro – modalidade virtual –  e de 7 a 12 de outubro de 2023 – a prática presencial, que será realizada em Salvador, na Bahia. Caso ganhem, irão para a etapa internacional.

- Publicidade -
Copiar