28.2 C
Juruá
terça-feira, maio 28, 2024

Com solo e clima propícios, soja no Acre apresenta ganhos de área e produtividade

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Os dados estão no 11º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta primeira quinzena de agosto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No Acre, os solos férteis, o clima propício e a localização geográfica estratégica colaboram para manter o estado como um dos recordistas no plantio de soja. O estado mais ocidental do país introduziu o cultivo em 2017 e, no período, a produção do grão deu um salto de 7.000%.

Na safra 2022/23, os produtores no Acre praticamente dobraram a área (em hectares) dedicada à lavoura, de 6,1 mil para 11,9 mil. A Conab estimou um aumento de 115,2% na produção, o que projeta um salto de 20,4 mil para 43,9 mil toneladas do produto.

A segunda safra do milho também colaborou para a estimativa positiva em agosto. Plantado entre os meses de janeiro e julho, a colheita do cereal promete 49,1 mil toneladas até o final do ano, o que representa um aumento de 46,1% se comparada à segunda safra do ciclo anterior.

No levantamento da Conab, o Acre tem estimativa de crescimento total da produção calculado em 2,2%, passando de 186 mil para 190,1 mil toneladas na comparação entre o ciclo atual e o anterior.

A Conab registrou que a produção na região Norte, como um todo, tem estimativa de crescimento, saltando de 14,3 milhões para 16,9 milhões — um incremento de 18,2% em relação à safra anterior.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

- Publicidade -
Copiar