36.1 C
Juruá
segunda-feira, julho 22, 2024

Conselho Universitário aprova mudança em nomes de blocos da Ufac que homenageiam pessoas ligadas à ditadura militar

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O Conselho Universitário (Consu) aprovou na tarde desta terça-feira (8) o parecer que determina mudar nomes de prédios e blocos da Universidade Federal do Acre (Ufac) que homenageiam pessoas ligadas à ditadura militar.

A mudança será feita após uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF-AC), que pediu à reitoria, em fevereiro, a constituição de uma comissão técnica para retirar os nomes de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao período de didatura.

Essa comissão fez o levantamento e chegou a 20 nomes: Áulio Gélio Alves de Souza (o único vivo), Geraldo Gurgel de Mesquita, Jorge Kalume, Francisco Wanderley Dantas, João de Mendonça Furtado, Omar Sabino de Paula, Rubem Carlos Ludwig, Joaquim Pessoa Igreja Lopes, Zaqueu Machado de Almeida, José Guiomard dos Santos, Edmundo Pinto de Almeida Neto, Joaquim Falcão de Macedo, Mário David Andreazza, Jarbas Passarinho, Euclydes de Oliveira Figueiredo, Sérgio Mário Pasquali, Edilberto Parigot de Souza Filho, Augusto Cézar Sá da Rocha Maia, Félix Bestene Neto e Esther de Figueiredo Ferraz.

Em consonância ainda com os estudos e sugestões já apontados pela Comissão Especial – MPF/Ufac, recomenda-se a revisão urgente daqueles que afrontam a Lei nº. 6454, de 24 de outubro de 1977, no que trata de nomeações de pessoas vivas (considere-se, neste sentido, sujeitos que, não obstante falecidos atualmente, foram nomeados em vida)”, diz parte do relatório da comissão, que foi presidida pelo professor Francisco Bento da Silva.

Veja abaixo a lista de blocos, salas e prédios da Ufac.

Bloco de engenharia foi batido com nome de uma pessoa ligada à ditadura militar — Foto: Reprodução

Lista de prédios da Ufac nomes de pessoas ligadas à ditadura militar — Foto: Reprodução

Comissão chegou a 20 nome, ao todo, durante levantamento — Foto: Reprodução

  • Fonte: g1 AC.
- Publicidade -
Copiar