23.4 C
Juruá
domingo, março 3, 2024

Defensoria garante cirurgia para acreano que há 15 anos luta contra câncer

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Esperança, amor e a busca por acesso aos seus direitos marcam a história do jovem Victor Douglas, de 21 anos, assistido pela Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do Subnúcleo de Saúde.

Lutando contra o câncer há 15 anos, o assistido da DPE, foi diagnosticado aos 6 anos de idade com Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer do sistema linfático. Passou por tratamento e após dez anos a doença voltou, dessa vez na tireóide, com um câncer de Pafilírico.

Devido à gravidade e a necessidade de urgência na cirurgia de esvaziamento cervical radical, realizado com o intuito de tratar o câncer, o paciente que mora em Cruzeiro do Sul e se deslocou até Rio Branco,  teve o procedimento marcado para o dia 8 de agosto, porém após nove meses de espera, o procedimento foi cancelado.

Em razão desse cenário, a subdefensora-geral que coordena o Subnúcleo de Saúde da DPE, Juliana Marques, atuou de forma extrajudicial, oficiando o órgão responsável pelo procedimento cirúrgico a fim de receber informações sobre o cancelamento e garantir a realização da cirurgia.

A instituição obteve resultado favorável sem a necessidade do ajuizamento de uma ação, através da resposta da Fundação Hospital Estadual (Fundhacre), que remarcou e realizou o procedimento na terça-feira, 29 de agosto.

“O bom diálogo entre os órgãos é fundamental para a resolutividade de casos como esses, especificamente os relacionados à saúde, que necessitam ser resolvidos com celeridade. O cancelamento da cirurgia representava não apenas riscos à saúde física do paciente, mas também desafios psicológicos significativos, considerando a angústia e desespero vivenciados por ele e sua mãe, diante da instabilidade e incerteza de um tratamento eficaz”, explica a subdefensora-geral, Juliana Marques.

A intermediação contou também com a atuação da assistente de gabinete do Subnúcleo de Saúde da DPE/AC, Katiucha Barbosa.

Arlangela Araújo, mãe de Victor Douglas, agradeceu à Defensoria Pública, ressaltando que a atuação célere e humanizada trouxe esperança para ela e seu filho.

“Descobrimos que a doença voltou pela terceira vez, estávamos na fila esperando pela cirurgia que foi cancelada, foi então que fui atrás da ajuda da Defensoria, que de forma muito rápida conseguiu a remarcação da cirurgia, e agora Victor está se recuperando bem. Quero agradecer à Defensoria Pública e a cada pessoa que nos ajudou neste momento de aflição. A atuação de vocês deu esperança e vigor na nossa luta contra o câncer”, contou bastante emocionada, Arlangela Araújo.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!