24.9 C
Juruá
sábado, junho 15, 2024

Governo do Acre lança Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista garantindo direitos e inclusão

Por Redação

- Publicidade -


Nesta segunda-feira, 14 de agosto, o governo do Acre deu um passo significativo em direção à inclusão e garantia de direitos para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Secretaria de Administração (Sead) lançaram a tão aguardada Carteira Estadual da Pessoa com TEA. A iniciativa, prevista na Lei N° 3.799, de 28 de outubro de 2021, representa um marco na luta pela atenção integral, pronto atendimento imediato e prioridade nos serviços públicos e privados para indivíduos com TEA.

O secretário de saúde, Pedro Pascoal, expressou entusiasmo ao falar sobre os impactos positivos dessa iniciativa. “É muito importante este feito realizado na gestão do Governo Gladson Cameli, isso só demonstra o tamanho do seu amor e carinho para com essas pessoas, e eu me sinto lisonjeado em poder fazer parte deste feito, entregando hoje essas carteiras onde ela terá toda atenção necessária ao apresentar o documento, seja em um hospital, supermercado e órgãos públicos e privados”, comentou o secretário.

WhatsApp_Image_2023-08-14_at_13.59.45.jpeg

A Carteira Estadual da Pessoa com TEA será emitida de forma digital, simplificando o processo de obtenção. O acesso gratuito e a solicitação podem ser feitos através do site oficial do governo do Acre (www.ac.gov.br). Ao enviar os documentos necessários, a solicitação passará por uma análise cuidadosa e, após esse processo, a carteira será emitida, permitindo que as pessoas com TEA possam usufruir dos benefícios garantidos pela lei.

A criação dessa carteira é um passo concreto na direção da inclusão social e na garantia de um tratamento digno para as pessoas com TEA. O governo do Acre demonstra seu compromisso em assegurar que todos os cidadãos tenham acesso igualitário aos serviços e direitos fundamentais. O lançamento da Carteira Estadual da Pessoa com TEA é uma demonstração clara de que a sociedade está avançando na direção da compreensão, respeito e apoio às pessoas com autismo, fortalecendo laços e construindo um futuro mais inclusivo e solidário.

WhatsApp_Image_2023-08-14_at_14.00.23.jpeg

- Publicidade -
Copiar