30.1 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Incêndio destrói três casas e causa morte de dezenas de animais em assentamento no Acre

Por Isabelle Freitas, dA Gazeta do Acre.

- Publicidade -

O incêndio resultou na morte de dezenas de animais, além da destruição de três casas no assentamento Walter Arce. (Foto: Cedida)

Um incêndio de grandes proporções atingiu o assentamento Walter Acer, localizado entre os municípios de Rio Branco e Bujari, na tarde desse domingo, 20. Três casas foram destruídas e dezenas de animais foram mortos por conta do ocorrido.

No local, moram mais de 500 famílias, sendo a maioria agricultores brasileiros que saíram da faixa de fronteira da Bolívia. Segundo relatos, o fogo começou por volta das 11h da manhã do domingo, e os bombeiros chegaram por volta das 18h.

Uma moradora, identificada como Socorro Ribeiro, entrou em contato com A GAZETA e falou sobre o incêndio, que  segundo ela, acontece com frequência no local.

“Moro aqui, desde 2018, e todo ano tem esse incêndio. Agora queimou três casas, cercas, fruteiras, animais, o crime ambiental foi enorme. O pior é que uma hora vai acontecer de novo. Se alguém tocar fogo, vai incendiar tudo novamente. Não aparece um brigadista, ninguém pra dizer que se a pessoa queimar, vai ser punida”, relata ela.

A assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros informou que a causa do incêndio ainda não foi identificada, e a possibilidade de ter sido motivado por ação humana não foi descartada.

No mês passado, o aumento do número de queimadas fez com que o Governo do Estado declarasse situação de emergência ambiental. Neste mês, 485 focos de queimadas foram registrados nos últimos 20 dias. Totalizando, durante todo o ano, o número de 745 incêndios florestais.

No dia 14 de agosto, o governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei n° 4.164, que institui o mês de agosto como o mês de conscientização e combate às queimadas e incêndios no Estado.

E nesta segunda-feira, 21, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional ao Acre para reforçar as ações de combate às queimadas e incêndios florestais. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), terá validade de 90 dias.

Assista:

- Publicidade -
Copiar