Início / Versão completa
COTIDIANO

Melancia encarece 57% e vendas de frutas e verduras oscilam no mercado

Por Redação O Juruá em Tempo. 29/08/2023 12:50 Atualizado em 31/08/2023 10:21
Publicidade

O mercado atacadista de hortifrutigranjeiros oscila em preço e volume de vendas na Central de Abastecimento (Central de Abastecimento) de Rio Branco, segundo o boletim atualizado em agosto da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O tomate, por exemplo, caiu 0,88%, mas a comercialização do fruto subiu de 51.300 quilos para 51.300 kg de junho para julho. Já a banana teve o preço reduzido em 50,45% e as vendas saltaram de 417.305 kg para 450,50 kg.

Publicidade

Já o preço da laranja subiu 7,5% e as vendas caíram de 30.415 kg, em junho, para 20.135 kg, em julho.

O preço da maçã subiu 6,07%, mas as vendas quase que dobraram entre junho e julho, saindo 25.326 kg para 46.026 kg apesar da alta.

Em vendas, no entanto, nenhum hortifruti se comparou à melancia. Em Rio Branco, o preço da fruta subiu 57,4%, mas as comercializações despencou de 107.900 kg para 45.970 kg.

Publicidade

A Conab publicou, neste mês de agosto, o Boletim Hortigranjeiro n.º 08, volume 9, do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). O estudo analisa a comercialização exercida nos entrepostos públicos de hortigranjeiros, que representam um dos principais canais de escoamento de produtos in natura do país.

Os dados são tabulados e validados pelo próprio entreposto e encaminhados mensalmente à Conab, por meio de um arquivo previamente parametrizado, ou ainda, alimentados em um sistema de lançamento específico. Assim, as informações são recepcionadas pela equipe técnica da Conab/Prohort, que realiza um processo revisional e os disponibiliza para acesso público, de forma compilada, no site do Prohort, cujo endereço: https://www.conab.gov.br/info-agro/hortigranjeiros-prohort/.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.