26.1 C
Juruá
domingo, julho 14, 2024

Queimada provoca rompimento de fibra óptica e deixa o Vale do Juruá incomunicável

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Todo o serviço de internet do Vale do Juruá é fornecido praticamente em sua totalidade pelas fibras ópticas da OI e da Unonet. Porém, nesta quarta-feira (02), ambas sofreram rompimento por conta de uma queimada de mais de 300 metros, mais precisamente na região entre o Gregório e o município de Tarauacá.

Dessa forma, Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá, ficaram das 12h45 até as 20h30 sem sinal de telefonia e internet, totalizando mais de 7 horas. Somente a operadora Claro permaneceu funcionando, porque atua via satélite.

“Na tarde de ontem tivemos um alarme de rompimento de fibra. Primeiro caiu a fibra da Unonet e cerca de 20 minutos depois caiu a rede da Oi. Seis técnicos nossos logo se deslocaram para o local registrado e chegando lá tinha muito fogo que se alastrava na vegetação ao longo da BR 364, por mais de 300 metros”, informou o responsável pela empresa Unonet, Ronei Pequeno.

Segundo ele, a equipe teve que esperar o fogo acabar para poder trabalhar no restabelecimento da fibra, pois não havia caminhão pipa na região para conter o incêndio. “Naquele momento não podíamos fazer nada e a única coisa era esperar baixar aquele fogo. E assim que baixou, nossa equipe substituiu os mais de 300 metros de cabos e restabelecemos o serviço”, disse.

Vale destacar que esses acontecimentos geram diversos transtornos para a população, pois algumas profissões dependem exclusivamente da comunicação para desenvolver seus ofícios.

- Publicidade -
Copiar