27 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Saúde realiza mutirão de atendimentos oftalmológicos no Juruá

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A lida de anos com a terra, plantando e colhendo frutos e hortaliças para o mantimento da família, fez seu Raiumundo Nonato da Silva encarar uma rotina difícil, com excessiva exposição ao sol.

Em breve, seu Raimundo fará cirurgia para a retirada da catarata. Foto: Eliel Mesquita/Secom

Com o tempo, a prática causou catarata nos olhos do agricultor, deixando a visão opaca. “Praticamente, passo o dia inteiro deitado numa rede, sem poder fazer as coisas que eu gosto. Não vejo quase nada com o olho esquerdo, e a visão do direito começa a ficar embaçada”, relatou.

Pacientes de Rodrigues Alves também serão contemplados com mutirão de atendimentos oftalmológicos. Foto: Eliel Mesquita/Secom

Em menos de 24 horas de busca por assistência, seu Raimundo recebeu consulta no mutirão de atendimentos oftalmológicos, realizado no Hospital de Mâncio Lima, durante esta semana.

“É uma esperança saber que vou acabar com esse sufoco e que daqui a uns dias vou poder tocar minha vida normalmente. Agradeço a todos que me atenderam”, afirmou o paciente. A ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), beneficiou um total de 251 cidadãos, com consultas oftalmológicas e retorno de cirurgias para retirada de catarata.

Ação envolveu diversos profissionais. Foto: Eliel Mesquita/Secom

“Com iniciativas como essa, diminuímos as filas de espera do tratamento fora do domicílio [TFD] num tempo hábil, devolvendo dignidade e qualidade de vida aos pacientes”, ratificou Diani Carvalho, gestora da Saúde na Regional do Juruá, Tarauacá e Envira.

Diani Carvalho: “Governo atua para aproximar os serviços especializados da população”. Foto: Eliel Mesquita/Secom

A coordenadora lembrou que o benefício faz parte do projeto de descentralização do setor: “É uma política que aproxima os serviços especializados da população. Seguimos atuando, para melhorar o bem-estar dos habitantes do Juruá”.

- Publicidade -
Copiar