32.2 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Acre é o terceiro Estado da região Norte que menos conclui inquéritos de homicídios, aponta Adepol

Por Dell Pinheiro, dA Gazeta do Acre.

- Publicidade -

Segundo levantamento feito pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-Brasil), no Acre, apenas 57% dos inquéritos instaurados para investigar homicídios foram solucionados no ano passado. Com esse percentual, o Estado ocupa a terceira posição na Região Norte entre os Estados que menos solucionam inquéritos policiais.

No ranking, Roraima, com 31,07 %, ocupa o primeiro lugar; e em segundo Tocantins, com 35,4%. De acordo com a pesquisa, solicitada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, o percentual de elucidação de assassinatos foi levantado com dados encaminhados pela Polícia Civil de cada Estado.

A análise ressalta que os quesitos apresentados foram vinculados à existência de algum índice de resolução de inquéritos policiais em base anual na Polícia Civil. “Caso existente, qual foi o indicador de resolutividade, considerando a proporção entre inquéritos instaurados e relatados, e quais os indicadores de resolutividade de inquéritos de crimes de homicídio, patrimônio e violência doméstica, considerando o mesmo parâmetro de aferição”, enfatiza a pesquisa.

Em 2022, segundo dados do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público Estadual (MP-AC) o Acre registrou 194 homicídios. No total, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas 235 mortes violentas, sendo 11 feminicídios, 6 latrocínios e 19 mortes decorrentes de intervenção policial.

- Publicidade -
Copiar