24 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Após alertas de temporal com ventos de até 60 km/h, Inmet orienta acreanos a redobrar cuidados

Por redação.

- Publicidade -

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lista 12 municípios dos vales do Acre e do Juruá como áreas com perigo potencial de tempestades para esta quarta, 6, e quinta-feira, 7. Segundo o órgão, pode chover entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com risco de ventos intensos que podem chegar a 60 km/h.

Entre os municípios que devem ser afetados pelo fenômeno estão Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá.

O Inmet não descarta riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Porém, informa que eles são baixos.

Em caso de temporal com ventos fortes, o instituto orienta que os acreanos não se abriguem debaixo de árvores, “pois há leve risco de queda e descargas elétricas”. Além disso, pede que os condutores não estacionem seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante uma tempestade com raios é outra recomendação do Inmet.

Qualquer ocorrência relacionada a temporais deve ser comunicada à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193). Já acidentes pessoais precisam ser avaliados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192).

  • Por Dell Pinheiro, dA Gazeta do Acre.
- Publicidade -
Copiar