24.9 C
Juruá
sábado, junho 15, 2024

Em menos de três dias, dois detentos fogem de unidade penitenciária de Rio Branco

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Os detentos Adileudo Nunes de Matos e Jamaicon Silva Santos escaparam da Unidade Penitenciária 04 (UP4), no último sábado, 2, e nesta segunda-feira, 4, respectivamente. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) anunciou que foi aberto um processo administrativo para apurar as fugas.

Nos dias das fugas, ambos realizavam trabalhos fora da unidade. O instituto não detalhou como os detentos conseguiram sair. “Ambos estavam dentro dos critérios exigidos para trabalho externo”, resumiu o Iapen.

No dia 26 de julho, foi iniciada uma rebelião no Presídio de Segurança máxima Antônio Amaro, que se estendeu até o dia 27. Cinco presos foram mortos por membros de uma facção rival — sendo três deles decapitados. O Departamento Técnico-Científico da Polícia Civil ainda analisa a dinâmica e a motivação da rebelião.

No último dia 31, Edivan da Silva Dias, de 38 anos, foi morto durante um banho de sol no Pavilhão K do Complexo Prisional de Rio Branco. Dois presos confessaram o crime e contaram que usaram uma faca artesanal para realizar o ato. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP).

- Publicidade -
Copiar