Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Em alta

no Acre, mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas aderem ao acordo do INSS

18 de julho de 2025

Em Cruzeiro do Sul, polícia investiga vídeos de extrema violência e identifica autor

18 de julho de 2025

Após surto na Bolívia, mais de 4 mil pessoas são vacinadas contra o sarampo no Acre

18 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • no Acre, mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas aderem ao acordo do INSS
  • Em Cruzeiro do Sul, polícia investiga vídeos de extrema violência e identifica autor
  • Após surto na Bolívia, mais de 4 mil pessoas são vacinadas contra o sarampo no Acre
  • No Acre, bar distribui cerveja após operação da PF contra Bolsonaro
  • Mulher é presa por envolvimento com facção criminosa em Tarauacá
  • Deputado fortalece defesa do produtor rural e denuncia abandono da Amazônia pelo governo Lula e Marina
  • Empresário é condenado a 2 anos e deve pagar R$ 50 mil por agressão que fez professor perder olho no Acre
  • Mortes violentas sobem no Acre no 1º semestre de 2025
  • Cães detectam Parkinson pelo cheiro da pele anos antes dos sintomas
  • Pane no motor interrompe voo da Gol com destino a Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, julho 19
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»TUDO AQUI 1

Justiça alerta: eleitor tem 8 meses para regularizar ou tirar a 1ª via do título

Por Redação Juruá em Tempo.9 de setembro de 2023Updated:11 de setembro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

As pessoas que pretendem votar nas Eleições Municipais de 2024 têm oito meses para regularizar o título ou emitir a primeira via do documento. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem, periodicamente, alertando eleitoras e eleitores para que não deixem para a última hora a solução de pendências com a Justiça Eleitoral, a fim de poderem exercer o direito de voto no próximo ano.

O cadastro eleitoral é fechado somente em anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número determinado de eleitoras e eleitores aptos a votar. Por esse motivo, a legislação determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição (artigo 91 da Lei das Eleições – Lei nº 9.504/1997).Portanto, o cadastro para as eleições do próximo ano será fechado após 8 de maio de 2024, uma vez que o primeiro turno do pleito será no dia 6 de outubro de 2024 (artigo 77 da Constituição Federal).

O mesmo prazo vale para quem está em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar a ausência às urnas nas três últimas eleições, bem como para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de domicílio eleitoral.

Também pode fazer o alistamento o eleitor de 15 anos que completará 16 até o dia do pleito. Para os eleitores de 16 e 17 anos, o voto é facultativo.

As próximas eleições serão para a escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno será no dia 6 de outubro de 2024. Já o segundo turno, onde for necessário, para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores, ocorrerá no dia 27 de outubro.

Para conferir a situação do título eleitoral, basta preencher o formulário disponível no Portal do TSE. Já para tirar o primeiro título, é preciso acessar o sistema Autoatendimento Eleitoral – Título Net e seguir os passos solicitados.

Se houver débitos de eleições anteriores, o eleitor deverá quitá-los antes de fazer o requerimento.

  • Fonte: AC24horas.
Por: Redação O Juruá em Tempo.
Publicidade
Últimas Notícias
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.