28.2 C
Juruá
domingo, dezembro 3, 2023

Queima de lixo causa incêndio de grandes proporções no interior do Acre

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Queima de lixo causa incêndio de grandes proporções no interior do Acre — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

Nesta segunda-feira (18), um incêndio de grandes proporções foi registrado em um terreno baldio no bairro Liberdade, em Epitaciolândia. As causas do incêndio foram motivadas por uma queima de lixo, fazendo com que as chamas se alastrassem pelas proximidades.

Segundo informações, por pouco casas de madeira e um condomínio não foram atingidos pelo incêndio.

Durante o ocorrido, nove militares do Corpo de Bombeiros e da Força Nacional trabalharam por mais de 4 horas para apagar o fogo, sendo utilizado 13,5 mil litros de água para conter as chamas.

“Começou por volta das 18 horas e conseguimos terminar já era mais de 22h, era uma área muito grande e próxima a várias residências. A informação que tivemos é que foi uma pessoa que queria limpar uma parte do terreno com fogo e acabou perdendo o controle. Como a vegetação está muito seca nesse período e tem bastante vento, é muito fácil de perder o controle das chamas. Por isso, nossa orientação é que jamais coloquem fogo nas propriedades, mesmo que seja um pouco de lixo, tem os pontos de coleta da prefeitura, tem caixas de lixo”, informou a sargento Nangela Luna.

Dessa forma, a comandante relatou que vários animais mortos foram encontrados, além do mais, conseguiram resgatar um filhote de paca de rabo, que foi entregue ao Ibama e deverá ser encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na capital acreana.

Diante dessas informações, em julho de 2023 foram notificados 212 focos de queimadas, em todo o mês de agosto foram contabilizados 1.388 e em 19 dias de setembro, o Acre registrou 1.765 focos de queimadas, totalizando um aumento de 27,2%, comparado ao mês de agosto. Os dados fornecidos referem-se ao Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em contrapartida, o órgão apontou uma redução de 65% nos focos de queimadas durante os primeiros 19 dias de setembro, comparado ao mesmo período de 2022, quando o Estado contabilizou 5.043 focos. Assim, os municípios com maiores índices de queimada são Feijó, com 414 notificações, seguido de Tarauacá, com 349 focos. Em terceiro lugar, está Cruzeiro do Sul, totalizando 148 casos e Rodrigues Alves com 97.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!