30.3 C
Juruá
sexta-feira, maio 24, 2024

Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul é a primeira no Acre a ofertar Exames Hormonais gratuitos para atender população

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Na manhã de segunda-feira, 18 de setembro, a prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou o lançamento dos Exames Hormonais no Centro Diagnóstico da cidade. Este marco coloca Cruzeiro do Sul como o primeiro município no interior do Acre a oferecer esse tipo de exame de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta iniciativa representa um alívio financeiro significativo para os cidadãos, uma vez que esses exames podem custar até R$ 900,00 na rede privada.

Para a empreendedora Salaniele Pimentel, de 33 anos, que enfrenta tratamento contra o câncer de tireoide, a oferta desses exames no Centro Diagnóstico local é uma bênção. Anteriormente, Salaniele precisava se deslocar para a capital, gastando cerca de mil reais em despesas a cada viagem para realizar os exames hormonais a cada três meses. Agora, ela pode realizar esses exames sem nenhum custo adicional em Cruzeiro do Sul.

“Isso vai facilitar a vida de muitas pessoas. Eu, por exemplo, precisava fazer esses exames a cada 90 dias e tinha que viajar para Rio Branco, onde os exames são caros. Agora, eu e muitos outros seremos beneficiados”, enfatizou Salaniele.

Esses exames são fundamentais para identificar e diagnosticar uma variedade de doenças, incluindo câncer, distúrbios hormonais e deficiências vitamínicas, abrangendo homens e mulheres de todas as idades e gêneros. Eles desempenham um papel crucial ao detectar desequilíbrios hormonais que podem afetar órgãos vitais do corpo humano. Além disso, são uma ferramenta valiosa no diagnóstico precoce de diferentes tipos de câncer, como mama, pâncreas, ovário, fígado, pulmão, reto e estômago, e até mesmo na detecção de doenças malignas e benignas.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou que a cerimônia faz parte das comemorações do aniversário de 119 anos de Cruzeiro do Sul e que a introdução dos exames hormonais será benéfica para toda a população. Ele também enfatizou a capacidade do equipamento, que pode analisar mais de 180 exames simultaneamente.

“Trata-se de um equipamento avançado, com a capacidade de processar cerca de 180 exames de uma só vez. Além disso, estamos descentralizando nossas operações laboratoriais, melhorando o fluxo e levando esses serviços não apenas para a zona urbana, mas também para a zona rural”, afirmou o prefeito Zequinha.

A Secretaria de Saúde, Valéria Lima, enfatizou o compromisso da gestão em oferecer atendimentos e exames que abrangem todas as fases da vida. Isso inclui desde a infância até a idade adulta, cobrindo uma ampla gama de questões de saúde, como gestação, fertilidade, menopausa, tumores, depressão, hipertensão, diabetes e marcadores de câncer em órgãos vitais.

“Esses exames agora farão parte do cotidiano dos nossos usuários do Sistema Único de Saúde. Antes, eles eram exclusividade da rede privada e tinham um custo elevado. Reconhecendo a importância desses exames para Cruzeiro do Sul, nos organizamos financeiramente para oferecê-los à população”, esclareceu a secretária de saúde.

Além dos exames hormonais, a prefeitura também investiu em melhorias nos serviços laboratoriais, adquirindo máquinas de última geração para Bioquímica, Hematologia e outros tipos de exames. Essas máquinas foram distribuídas para unidades de saúde, proporcionando um acesso mais rápido e eficiente aos resultados de exames laboratoriais.

Exames laboratoriais

A partir de agora, os equipamentos de Bioquímica podem atender até 97 pacientes simultaneamente, enquanto os de Hematologia têm capacidade para 20 pacientes por vez. As máquinas de exames hormonais podem processar 150 pacientes ao mesmo tempo. Isso significa que mais de 80 tipos diferentes de exames estão disponíveis para a população de Cruzeiro do Sul.

Esses exames abrangem diversas áreas, como Bioquímica (Ácido Úrico, Glicose, Hemoglobina Glicada, Colesterol, Creatinina, entre outros), Hematologia (Hemograma e outros), Imunologia, Fezes, Urina, Tipagem Sanguínea, PSA, Sífilis, exames de gravidez e muitos outros exames essenciais para a saúde da comunidade.

Com essas melhorias e a oferta de exames hormonais pelo SUS, Cruzeiro do Sul dá um passo significativo na promoção da saúde de seus cidadãos, tornando serviços vitais mais acessíveis e eficientes.

- Publicidade -
Copiar