30.3 C
Juruá
sexta-feira, maio 24, 2024

Adolescente de 15 anos é a primeira acreana a vencer competição nacional xadrez

Por redação.

- Publicidade -
Maria Alice Damásio Ricarte tem 15 anos e venceu , o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, em Minas Gerais. (Foto: Reprodução)
Maria Alice Damásio Ricarte tem 15 anos e venceu , o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, em Minas Gerais. (Foto: Reprodução)

A estudante acreana Maria Alice Damásio Ricarte, de 15 anos, é a primeira enxadrista do Acre a ganhar uma competição a nível nacional. A jovem conquistou no último domingo, 15, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A competição foi homologada pela Confederação Brasileira de Xadrez. Maria Alice venceu a categoria sub-15 feminino e disputou seis rodadas, vencendo quatro e empatando uma. Somando 4,5 pontos, conquistou o primeiro lugar na competição.

Com apenas 15 anos, a estudante começou a jogar xadrez em 2017, quando tinha apenas 8 anos de idade. Mesmo sendo muito jovem, Maria Alice já havia feito história nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), no Rio de Janeiro (RJ), em 2021, quando obteve o melhor desempenho entre as mulheres que já representaram o Acre na competição ao somar três pontos em seis rodadas, obtendo a 23ª posição na classificação geral entre 54 participantes.

Em 2022, ela melhorou o desempenho, ficando em 7º lugar, depois de vencer, no torneio blitz, cinco das sete adversárias de outros estados. Foi a melhor classificação do Acre e também da região Norte.

Em entrevista, a estudante contou que, neste ano, foi para a competição com mais confiança do que em competições anteriores: “Eu vim jogar esse campeonato um pouco mais confiante do que eu fui jogar os outros porque eu já tinha uma certa experiência, que conta bastante, porque você consegue ver o jogo de outra forma” disse.

Com informações de: Ac24horas

- Publicidade -
Copiar