24.9 C
Juruá
sábado, junho 15, 2024

Após alerta dos Ashaninka, governo envia especialistas para investigar mortandade de peixes

Por redação.

- Publicidade -

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente (Imac), destacou na manhã desta terça-feira, 3, uma equipe de técnicos especialistas em recursos hídricos e fauna, responsáveis pelo monitoramento da qualidade de água no Estado e gestão da fauna silvestre, para realizar, no município de Marechal Thaumaturgo, uma perícia frente à situação ambiental observada.

Técnicos retornarão à capital acreana nesta quarta-feira, 4. Foto: Ascom/Sema

O objetivo da missão é mapear a área onde está ocorrendo a mortandade de peixes e periciar a situação na área. Após a coleta e análise de amostras de água, serão produzidos laudos e uma nota técnica será emitida.

A previsão é de que as equipes retornem à capital acreana nesta quarta-feira, 4, e que as análises da água e relatórios fiquem prontas em até 15 dias.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, explicou que, infelizmente, o que ocorre no Rio Amônia não é um caso isolado e que outros estados da Amazônia enfrentam a mesma situação.

“Estamos acompanhando a situação e isso já vem sendo debatido na Sala de Crise da Região Norte, da Agência Nacional de Águas (ANA). Encaminhamos a equipe a Marechal Thaumaturgo para que possamos ter dados mais precisos da situação”, afirmou.

- Publicidade -
Copiar