30.1 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Campanha ‘Se toca, mulher’ da secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de prevenção em Cruzeiro do Sul durante o Outubro Rosa

Por Assessoria.

- Publicidade -

O mês de outubro é dedicado à prevenção do Câncer de Mama, e em Cruzeiro do Sul, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção e combate ao Câncer de Mama, através de um cronograma extenso de atividades que já se iniciaram nos primeiros dias do mês.

Na campanha “Se toca, mulher,” a Secretaria Municipal de Saúde iniciará a partir desta quarta-feira, 18, um serviço estendido na Unidade Básica de Saúde da 25 de Agosto, que funcionará diariamente das 17h00 às 21h00. O objetivo é assegurar atendimento para todas as mulheres que enfrentam dificuldades em obter assistência durante o horário diurno.

“Nós entendemos que muitas mulheres trabalham o dia inteiro, por isso mantemos essa unidade de saúde aberta para que elas possam buscar atendimento e se prevenir,” disse Valéria Lima, Secretária Municipal de Saúde.

Os serviços oferecidos incluem o rastreamento do PCCU, popularmente conhecido como preventivo, que mulheres de 25 a 64 anos poderão realizar.

Durante a ação de saúde, as mulheres poderão agendar mamografias e ultrassonografias de mama. As solicitações serão realizadas de acordo com as faixas etárias. Por exemplo, mulheres de 50 a 69 anos poderão agendar mamografias e realizar na Maternidade de Cruzeiro do Sul, além de ultrassonografias de mama realizadas no centro diagnóstico do município, com as equipes de saúde encarregadas dos agendamentos.

“Nós convidamos as mulheres a procurarem a unidade de saúde, porque esse atendimento é para você, mulher! Precisamente para que possamos realizar essa prevenção,” destacou o Coordenador da Atenção Básica, Lindomar Ferreira.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

Outra ação de prevenção da campanha é a Quarta-feira Rosa, onde todos os funcionários da Secretaria de Saúde são convidados a vestir a camisa cor rosa, para impulsionar a prevenção e ajudar a combater o Câncer de Mama.

Além disso, uma série de vídeos e conteúdos interativos está sendo produzida nas redes sociais da Secretaria, que vão desde o caminho para a prevenção e tratamento, até histórias de superação.

Para encerrar a campanha “Se toca, mulher,” acontecerá no dia 28 de outubro uma grande caminhada alusiva ao Outubro Rosa, que pretende contar com a presença de toda a sociedade.

“Para evitar o câncer de mama, é crucial promover a conscientização e a importância da detecção precoce. Autoexames regulares, mamografias e adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e atividade física, são passos fundamentais na prevenção dessa doença que afeta tantas mulheres em todo o mundo,” ressaltou o Secretário Adjunto de Saúde, Áureo Neto.

- Publicidade -
Copiar