27 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Cruzeiro do Sul produz mais de 15 mil sacas de farinha por mês

Por redação.

- Publicidade -

Comunidade Quilombola do Brejão será Beneficiada com projeto de fabricação de farinha

Cruzeiro do Sul é conhecida como a terra da farinha, produto que é o carro chefe do município, exportado, inclusive para o exterior. Por mês, a cidade produz mais de 15 mil sacas de farinha de mandioca, os dados são da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

De acordo com o secretário Eutimar Sombra, a produção chega a 180 mil sacas ao ano, quantidade que pode ser muito maior. Eutimar conta, ainda, que a produção da macaxeira e da farinha tem gerado emprego na zona urbana e zona rural.

“Antes só se gerava emprego na zona urbana, mas agora estamos tendo esse retorno com geração de emprego, também na zona rural. Existem casos de empreendedores que já tem mais de 18 famílias trabalhando para eles”, disse.

O secretário revelou, ainda, que a Semapa investiu mais de R$ 8 milhões em equipamentos e maquinários para os produtores. Além disso, a secretaria tem realizado formação técnica, adubação e correção de solo.

Foto: Juan Diaz

“O empreendedor rural até então era conhecido como sobrevivente da natureza, mas nós entendemos que ele poderia produzir mais, gerando emprego e renda na zona rural, através do aquecimento da prefeitura na mecanização”, destacou.

Cruzeiro do Sul foi, também, o único município do Acre a aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. Foram mais de R$ 800 mil investidos na compra de alimentos produzidos por produtores do município, como hortaliças, farinha, dentre outros.

O PAA é um programa por meio do qual o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela rede da assistência social, por meio dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

Com informações Contilnet

- Publicidade -
Copiar