27 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

No Acre, mãe celebra saúde após cirurgia cardíaca do filho recém-nascido

Por Luana Lima.

- Publicidade -

Em junho deste ano, a vida da jovem mãe, Karolina Nogueira, de 21 anos, residente do município de Feijó, deu uma reviravolta quando seu bebê, Rafael Nogueira, logo ao nascer,  foi diagnosticado com uma condição cardíaca grave. Hoje, Karolina compartilha sua emocionante história de superação e gratidão em relação à equipe médica e ao sistema de saúde do Acre. “Foi tudo bem difícil, desde que descobrimos”, relata Karolina.

“Foi por meio da internet que consegui chegar até o Dr. Pedro, graças a Deus. E tive todo apoio necessário. Estava em São José do Rio Preto quando falei com ele e queríamos muito agradecer pessoalmente e apresentar o nosso bebê a ele, agora recuperado.”

Karolina expressou sua gratidão à equipe da Sesacre que trabalhou incansavelmente para salvar a vida do filho. Foto: Arquivo Pessoal

O pequeno Rafael chegou ao hospital em estado crítico, com cianose, e foi imediatamente encaminhado para uma série de exames. O diagnóstico revelou que ele tinha transposição das grandes artérias, uma condição cardíaca rara em que as principais artérias do coração estavam invertidas. Foi um choque para a família, já que Rafael era o primeiro filho, muito esperado e querido por todos.

Karolina expressou sua gratidão à equipe da Sesacre, principalmente a equipe do departamento de Transporte Fora de Domicílio (TFD), que trabalhou incansavelmente para salvar a vida do pequeno. “Sem dúvidas a Sesacre tem uma equipe genial, uma equipe maravilhosa que eu tenho certeza que sempre buscam o melhor, independente de quem seja.”

Pequeno Rafael segue com saúde, após tratamento. Foto: Luan Martins/Sesacre

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, compartilhou sua visão sobre o Sistema de Tratamento Fora de Domicílio (TFD): “O TFD é uma ferramenta importantíssima que auxilia a população com encaminhamento para tratamento de especialidades que não tínhamos no Acre, até então. Mas todo esforço da equipe está sendo empenhado para que esses pacientes que anteriormente eram acompanhados fora do estado, consigam dar encaminhamento na região. Visto que, o governo vem investindo cada vez mais com a regionalização e garantindo consultas e encaminhamentos com especialistas aqui no estado.”

História de Rafael é um exemplo de como o apoio médico adequado e o compromisso com o fortalecimento do sistema de saúde podem fazer a diferença na vida das pessoas. Foto: Luan Martins/Sesacre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), está empenhado em melhorar a qualidade dos serviços de saúde e reduzir a necessidade de encaminhar pacientes para tratamento fora do estado.

A história de Rafael é um exemplo de como o apoio médico adequado e o compromisso com o fortalecimento do sistema de saúde podem fazer a diferença na vida das pessoas. Hoje, o pequeno Rafael está cheio de vida, graças à dedicação da mãe, à equipe médica e ao apoio do governo do Acre.

- Publicidade -
Copiar