23.4 C
Juruá
domingo, março 3, 2024

Procon realiza ações educativas em alusão ao Dia das Crianças

Por Marília Gabriela Silva.

- Publicidade -

Em comemoração ao Dia das Crianças, data que dá início ao aquecimento do comércio no último trimestre do ano, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realizou ações educativas pelo estado, no período de 9 a 11 de outubro, com objetivo de conscientizar o público infantil sobre a importância do consumo consciente.

Em Rio Branco, a ação foi realizada na Praça da Semsur. Foto: Letícia Machado/ Procon

Durante as ações foram realizadas atividades lúdicas para as crianças, que geralmente são alvo das campanhas de marketing e publicidades, que as convidam a consumirem cada vez mais cedo. Na oportunidade, os pequenos puderam aprender como diferenciar o consumo essencial do consumismo.

Na capital, o mascote do Procon, o Proconsu, desafiou os participantes a testarem os seus conhecimentos, ensinando, de maneira divertida, como evitar gastos desnecessários e  diferenciar o necessário daquilo que é supérfluo.

Crianças puderam aprender brincando sobre o consumo consciente. Foto: Letícia Machado/Procon

Além disso, serão oferecidos à população em geral, serviços de atendimento como, abertura de reclamação, orientação, esclarecimentos de dúvidas, dentre outros.

Para a presidente do Procon, Alana Albuquerque, “o uso dos personagens consegue chamar a atenção das crianças. Com a chegada do nosso mascote, Proconsu, no Procon/AC, percebemos uma aceitação maior do público infantil no estado e, consequentemente, uma aproximação maior também dos pais. Esse tipo de ação, além de atenuar futuros conflitos na relação de consumo, por meio do acesso à informação dos direitos básicos dos consumidores e da conscientização das crianças, também firma o vínculo do ente com os pais.”

Em Cruzeiro do Sul, a Divisão Regional do Vale do Juruá realizou  uma ação educativa na Escola Corazita Negreiros, com o tema Educar para consumir.

O coordenador da divisão, Vasco Junior explicou que o trabalho “aborda a importância da educação nas relações de consumo como ferramenta principal na informação clara e no desenvolvimento de nossa cidade, estimulando o exercício da cidadania, bem como aborda os elementos que interagem nas relações de troca, trazendo harmonia nas relações de consumo no que concerne à educação.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!