27 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Zequinha busca apoio para integração aérea de Brasil e Peru por Cruzeiro do Sul

Por Sandra Assunção, do AC24horas.

- Publicidade -

O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, que está em Brasília, foi recebido nessa terça-feira, 17, pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente da Infraero, Rogério Amado e, junto com a deputada federal Antônia Lúcia, trataram sobre a integração aérea entre Brasil e Peru via Cruzeiro do Sul.

Zequinha também visitou o senador Alan Rick e reforçou a intenção com o presidente da APEX, Jorge Viana.

A agenda faz parte da busca de Zequinha pela integração aérea entre Brasil e Peru pelo aeroporto de Cruzeiro do Sul, um tema levantado por ele durante o VI Encontro Regional ocorrido em Pucallpa na semana passada.

O voo entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa é apontado como uma alternativa mais rápida para a integração, tendo em vista que a construção de uma estrada entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa demanda muitos estudos de impacto ambiental.

Já um voo regular significaria um primeiro passo na integração entre as duas regiões. As cidades são separadas por apenas pouco mais de 200 km, ou cerca de 40 minutos de viagem aérea. A partir de Pucallpa, existem cinco voos diários para a capital Lima e de lá partem voos para vários países do mundo.

A proposta é a realização de um grande encontro para tornar o Aeroporto de Cruzeiro do Sul internacional de fato, como o terminal já chegou a operar. Para tanto, é necessário o alfandegamento do aeroporto e a instalação de um posto da vigilância sanitária no local.

O prefeito Zequinha agradeceu o apoio que vem obtendo em Brasília. “Agradeço ao Ministro de Portos e Aeroportos, pois aqui passam muitas decisões importantes como a do aeroporto de Cruzeiro do Sul. Nós do Juruá aguardamos ansiosamente para que em breve possamos ter de volta um aeroporto internacional, como já funcionou um dia, e ter voos nacionais e internacionais mais acessíveis do que temos hoje”, disse o prefeito Zequinha Lima.

O encontro entre o gestor municipal e o ministro foi intermediado pela deputada Antônia Lúcia.

“Parabenizo o trabalho da deputada Antônia Lúcia no Congresso Nacional, seu comprometimento com o Acre. Estou aqui recebendo o prefeito Zequinha para tratar de maneira coletiva para que o Aeroporto e Cruzeiro do Sul volte a operar de maneira internacional. O objetivo é a integração com o Peru e outros destinos de importância, para o desenvolvimento e turismo da cidade”, disse o ministro Silvio Costa Filho.

“Quero a agradecer ao Estado do Acre e a amizade com o prefeito Zequinha, e ao presidente Lula, que fez uma grande escolha do Ministro Silvio Costa Filho, alguém com coerência para desenvolver este ministério e fazer uma grande transformação em nosso país, dialogar para entregar um país mais integrado, algo que o presidente Lula sempre quis ter.” destacou a deputada.

- Publicidade -
Copiar