24 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Estado promove capacitação sobre ética no trabalho para gestores de Saúde no Juruá

Por Eliel Mesquita.

- Publicidade -

“Orientar o servidor a respeito do que diz a lei sobre seus direitos e deveres no ambiente de trabalho é uma forma de valorizá-lo. A iniciativa traz equilíbrio nas repartições públicas e possibilita ao trabalhador executar com mais eficácia suas funções”. As palavras ditas pelo assessor técnico da Coordenação Regional de Saúde no Juruá, Rafael Gomes, enfatizam a importância da capacitação sobre ética no trabalho, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), a gestores de unidades da região, nesta segunda-feira, 6.

Palestras foram ministradas por membros da OAB e do Caps Náuas no Juruá. Foto: Eliel Mesquita/Secom

O assessor destacou que o maior beneficiado com a iniciativa é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma forma de cuidar dos nossos servidores, para que possam ofertar aos pacientes o melhor atendimento. Além disso, é um caminho que aponta a forma legal de proceder dentro do exercício das nossas funções”, ratificou Rafael Gomes.

A iniciativa contou o apoio da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Vale do Juruá, que abordou temas como assédio no ambiente de trabalho e direito de imagem dos pacientes. “O servidor consciente da legalidade dos seus atos prestará seus serviços de forma tranquila e segura”, pontuou a advogada Ocilene Alencar de Souza.

Gestores foram orientados sobre temas como assédio no local de trabalho, direito de imagem e saúde mental dos servidores. Foto: Eliel Mesquita/Secom

Os gestores também conheceram as práticas integrativas e complementares ofertadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Náuas para melhorar a saúde mental na região. “São práticas usufruídas pelos servidores e usuários dos serviços de saúde mental na região. O profissional que cuida da saúde dos outros precisa estar bem, realizando diagnóstico sobre o seu quadro de saúde e adotando práticas saudáveis, como caminhar, melhorar a alimentação, realizar a respiração adequada, entre outros”, observou Sandreia Sales, farmacêutica do Caps Náuas.

Objetivo é melhorar a qualidade dos serviços públicos. Foto: Eliel Mesquita/Secom

Na Unidade Mista de Rodrigues Alves, distante 34 quilômetros de Cruzeiro do Sul, segunda maior e mais populosa cidade acreana, a promoção de conhecimento servirá como suporte na missão de levar bem-estar à população local. “Veio suprir a necessidade de informações que tínhamos sobre áreas específicas dos atendimentos. Foram dicas de suma importância”, frisou a gerente-geral Vicmar Carvalho da Silva.

- Publicidade -
Copiar