Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Evento MECA BRASIL será realizado no próximo sábado na Arena do Juruá em Cruzeiro do Sul
  • TJAC mantém condenação de rancho por loteamento irregular, em Cruzeiro do Sul
  • Cruzeiro do Sul segue com operação tapa-buracos
  • PM promove oficiais e praças em solenidade realizada em Rio Branco
  • Polícia Civil do Acre prende foragida condenada por tráfico de drogas
  • Polícia Civil se infiltra durante show de Joelma e recupera celulares roubados
  • Estupro coletivo: suspeitos convidaram crianças de 7 e 10 anos para empinar pipa
  • Lutador de jiu-jitsu reage a tentativa de assalto e desarma criminosos
  • VÍDEO: avião de pequeno porte cai e atinge prédio em Belo Horizonte
  • CENA FORTE: motorista bêbado invade calçada e mata mãe diante da família
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, maio 4
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»TUDO AQUI 2

Gasolina sobe 3,60% e pesa 21% na inflação do Acre em 2023

Por Redação Juruá em Tempo.5 de novembro de 2023Updated:6 de novembro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O novo boletim do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre conclui que em 2023 a inflação acreana segue disputando com a inflação nacional.

No acumulado de janeiro a setembro, a inflação do Acre foi de 3,34%, enquanto a nacional foi de 3,50%. Sobre o mês de setembro, o estudo mostra que os vilões do aumento da inflação local foram os grupos de roupas, calçados e acessórios, joias e bijuterias, recreação e fumo, e transportes.

Conforme o estudo, o grupo de transportes foi o que mais apresentou maior aumento de preço, seguido de saúde, cuidados pessoais e educação. Ao nível nacional, os grupos educação e saúde, cuidados, pessoas destacam-se como os vilões da inflação.

“Os culpados pela expressiva inflação local são os aumentos dos preços da gasolina e do óleo diesel. A gasolina teve um aumento de 3,60%, enquanto o óleo diesel de 12,20%. Dado que o peso da gasolina é superior ao diesel, podemos afirmar que a culpa da inflação alta no Acre é da gasolina. O aumento do preço da gasolina respondeu isoladamente, por 21,02% do IPCA local, enquanto do diesel, 9,75%”, diz Fórum.

Visando ampliar o universo de exemplos e comparações, os pesquisadores do colegiado destacam no boletim o preço da caipirinha, que continua cara para os acreanos. Em agosto e setembro, o limão teve um aumento de 66,20%.

Os especialistas explicam esse aumento: “A redução da oferta de limão em função de fatores climáticos, em conjunto com um leve aumento da demanda, ocasionou uma expansão considerável do preço do limão Taiti no Brasil e no Acre. Contudo, como o limão Taiti possui um peso irrisório na cesta de consumo, ele não pode ser considerado o vilão da inflação local”.

  • Fonte: AC24horas.
Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.