29.7 C
Juruá
domingo, maio 26, 2024

Lideranças indígenas participam de encontro para elaboração do Plano Distrital de Saúde Indígena

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O Distrito Sanitário Especial Alto Juruá (DSEI), estará promovendo durante 3 dias, uma reunião para a construção do Plano Distrital de Saúde Indidígena – PSI/DSEI-ARJ 2024/2027, em Cruzeiro do Sul.

A reunião está acontecendo no Hotel Paraíso, localizado no bairro Aeroporto Velho e conta com a presença de lideranças indígenas de oito municípios, totalizando 14 povos.

De acordo com Isaac Piyãko, coordenador do DSEI-ARJ, a missão é trabalhar de forma participativa e democrática. “O grande objetivo é fazer um debate participativo, onde as lideranças e as comunidades possam colocar as suas demandas e necessidades para que tenhamos qualidade nos serviços de saúde desta regional”, destacou.

Diante dessas informações, uma das lideranças do povo Huni Kuin, da aldeia Jacobina, falou a respeito da importância de participar da reunião. “Esse encontro marca um ponto inicial de planejamento, onde temos a oportunidade de falar estrategicamente da nossa realidade, das dificuldades e desafios nas comunidades”, disse ele.

Além disso, o coordenador dos povos indígenas do Juruá, Francisco Piyãko, destacou a importância do debate com a população indígena. “Primeiramente, não dá pra você fazer política de saúde sem conversar com a população e é o que está acontecendo agora nessa reunião. O DSEI-ARJ convidou todas as lideranças e organizações para participar do evento, ouvir todas as demandas e formular o plano de trabalho”, mencionou.

- Publicidade -
Copiar