28.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Conselho tutelar resgata mãe e filhos vítimas de abuso sexual na zona rural de Cruzeiro do Sul

Por redação.

- Publicidade -

Uma denúncia de abuso sexual contra duas meninas de 9 e 12 anos levou o conselho tutelar de Cruzeiro do Sul a realizar uma operação de resgate na comunidade Forquilha, na região do Rio Liberdade, zona rural do município. A mãe das crianças, que também sofria maus tratos e ameaças, foi retirada do local junto com os três filhos, incluindo um menino.

A operação contou com o apoio do pelotão ambiental da Polícia Militar e do corpo de Bombeiros, que forneceram a logística de transporte e segurança. A equipe do conselho tutelar chegou à comunidade ainda na quinta-feira (22) e constatou a situação de violência doméstica e sexual praticada pelo pai das crianças.

Segundo o conselheiro tutelar que atendeu o caso, Maxwell Martins, o agressor já tinha histórico de abusar de outras filhas quando eram adolescentes. “A situação chegou a nós através de denúncia, de que o genitor já tinha abusado de outras filhas quando ainda era na fase da adolescência e que supostamente estaria também abusando de mais duas filhas da idade entre 9 a 12 anos”, disse.

A mãe e os filhos foram trazidos para Cruzeiro do Sul, onde receberam atendimento do conselho tutelar, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), do Ministério Público, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da casa abrigo. As meninas serão submetidas ao exame de conjunção carnal para comprovar o abuso.

O conselheiro tutelar ressaltou a importância de denunciar esse tipo de violência, que muitas vezes ocorre em comunidades isoladas e sem a presença do Estado. “O importante é que as comunidades denunciem, porque se não denunciar, esse tipo de violência vai continuar ocorrendo, tanto em desfavor às crianças, como também às suas genitoras. E quando você denuncia, automaticamente o Estado vai se fazer mais presente, e automaticamente a tendência é diminuir esses tipos de violências”, afirmou.

O pai das crianças não foi encontrado pela equipe, pois estaria caçando na mata. A polícia civil está investigando o caso e tentando localizar o suspeito.

Redação Jurua24horas

- Publicidade -
Copiar