28.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega equipamentos agrícolas paracomunidades do Rio Valparaíso

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Atendimento de saúde e distribuição de sacolões para agricultores que tiveram prejuízo com a praga da lagarta mandarová, também foram realizados

Na manhã deste sábado, 2, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul entregou equipamentos para a produção e para o escoamento agrícola das comunidades do rio Valparaíso, no Alto Juruá.
Um total de 27 itens foram disponibilizados, incluindo uma baleeira de 10 toneladas, 2 barcos de 12 metros com motor, 6 barcos de 10 metros com motor, entre outros. Esses equipamentos beneficiarão diretamente oito comunidades e associações agrícolas da região, promovendo um impulso crucial para a produção local.

Além da entrega dos equipamentos agrícolas, um mutirão de saúde foi realizado na comunidade Terra Firme de Cima. Entre as atividades realizadas, destaca-se ainda a distribuição de 221 sacolões para as famílias que enfrentaram prejuízos decorrentes da praga do mandarová, que impactou os roçados de mandioca da região.

Arnoldo Andrade Amorim, morador da Terra Firme de Cima, uma das comunidades do Valparaíso, agradeceu pela entrega de equipamentos, até então inédita para a comunidade.

“Pela primeira vez a gente vê um prefeito fazendo um evento desse. E até o momento, hoje, nunca tinha visto um evento aqui no Valparaíso tão grande como esse, com tantas entregas de equipamentos. Com certeza vai melhorar, porque já tem dois barcos levando o produto para o pessoal de graça, e a prefeitura vai colocar mais um, e vai melhorar bastante. Tem uns oito barcos que servem para levar quando o rio estiver seco, com certeza vai melhorar bastante”, relatou

Paulo Jorge presidente da Associação dos Produtores Rurais do Valparaíso, expressou sua satisfação em relação à entrega dos equipamentos agrícolas nas comunidades do Rio Valparaíso. Ele destacou a importância desses equipamentos, que incluem motores e embarcações, para os moradores locais, enfatizando que é a primeira vez que os moradores recebem tantos equipamentos.

“Estamos agradecidos porque o prefeito Zequinha Lima trouxe esses equipamentos que vão ser muito úteis para os produtores rurais aqui do Rio Valparaíso. E em breve estarão chegando mais batelões, mais equipamentos, mais canoas para beneficiar essas outras comunidades que não foram beneficiadas hoje. Antes a gente tinham que tirar R$ 10,00 para se locomover com os produtos para a rua, agora esses barcos levarão de graça. Então é um dinheiro que vai para a mesa dos produtores, que não tem que gastar com o transporte da produção agrícola”, explicou.

Eutimar Sombra, secretário municipal de agricultura, expressou sua satisfação com a grande festa realizada no Valparaíso, onde as comunidades foram contempladas com equipamentos que promoverão o desenvolvimento e melhorarão a qualidade de vida dos moradores. Ele destacou o compromisso do prefeito em atender todas as comunidades, mencionando os diversos equipamentos entregues, como barcos de diferentes tamanhos e uma baleeira de 13 toneladas, que reduzirão os custos de transporte dos produtos locais.

Nunca um prefeito entrou aqui e fez o que o prefeito Zequinha está fazendo. Contemplando todas as comunidades, com bote, de 10 metros, 12 metros, uma baleira de 13 toneladas, para reduzir os custos desses ribeirinhos, do nosso produtor natural, até a chegada em Cruzeiro do sul. Os investimentos que o prefeito e a sua equipe têm feito nessas comunidades, entregando equipamentos para que eles possam fortalecer a agricultura familiar, não só nos ramais, mas também nos ribeirinhos, demonstram que o prefeito tem compromisso com o desenvolvimento das comunidades. E essas comunidades, se elas plantavam uma quadra, elas vão plantar duas, três, porque sabem que tem como transportar e mercado certo. Aqui tem placa solar, tem debulhadora de milho, despolpadora de fruta, tem beneficiadora de arroz, triturador de grão, moendas de cana, algo que nunca tinha sido trazido aqui para o Valparaíso, relatou

O Deputado Zezinho Barbary expressou sua satisfação em participar da entrega de equipamentos que beneficiarão os moradores do Valparaíso, acompanhando o prefeito Zequinha Lima. Ele destacou a importância de utilizar a política para melhorar a vida das pessoas e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, liderada pelo prefeito Zequinha, em investir na solução dos principais problemas enfrentados pela população.

“Para mim é um motivo de alegria participar de uma festa dessa e ver no semblante de cada produtor rural, de cada ribeirinho aqui, a alegria em receber um equipamento desse ofertado aqui pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul na pessoa do prefeito Zequinha. É sempre bom quando você usa a política para melhorar a vida das pessoas. Eu que já fui prefeito, já fui vereador de um município pequeno, sei da importância que é você usar bem os recursos federais e colocar os investimentos em conta com os principais problemas enfrentados pela população. Quero aqui parabenizar toda a equipe da Prefeitura, o prefeito Zequinha Lima e dizer, ao prefeito, que estamos juntos, sempre, através da boa política, sempre através da boa política e procurando melhorar a vida do cidadão”.

Além da entrega dos 27 equipamentos agrícolas, 3 barcos de emergência e uma baleeira de 12 toneladas, o prefeito Zequinha Lima anunciou na localidade, a reforma de todas as escolas da região.

“É um dia de festa hoje aqui no Valparaíso. A gente conversa com as pessoas, elas disseram que nunca teve uma festa tão grande como essa que está sendo realizada nesta sexta-feira. Então a gente fica feliz de poder estar deixando aqui para a comunidade 27 equipamentos agrícolas, deixando 3 barcos de emergência, deixando uma baleeira de 12 toneladas, anunciando a reforma de todas as escolas que nós temos aqui na região, deixando o sacolão para ajudar naquelas famílias que tiveram a roça, o roçado invadido pela lagarta mandarová. Então está sendo uma festa grande contando com a presença do nosso deputado Zezinho Barbary, que veio aqui anunciar emendas parlamentares para que possa comprar mais equipamentos, mais canoas, mais motores para distribuir para as comunidades ribeirinhas. Agradecer também aos ex-parlamentares que colaboraram, como a Jéssica Sales e a Perpétua Almeida, agradecer ao meu amigo senador Petecão e agradecer ao deputado Zezinho que nos ajudou para que parte desses recursos pudesse ser liberado e a gente conseguir acelerar o processo de entrega para essas comunidades”, enfatizou o prefeito Zequinha Lima

Saúde

Valéria Lima, Secretária Municipal de Saúde, destacou que uma grande estrutura de equipamentos e de profissionais foi disponibilizada para atendimento à população, incluindo médicos, enfermeiros e dentistas.

“Trouxemos toda a estrutura com médico, enfermeiro, dentista. Uma comunidade ganhou três presentes do prefeito através de emendas do deputado Luiz Gonzaga, que foi uma canoa de emergência para a comunidade Três Bocas, uma canoa de emergência para a Terra Firme de Baixo, e o prefeito também deixa uma canoa de emergência aqui na Terra Firme de Cima. Então hoje é dia de festas, de alegria e felicidade”, destaca.

- Publicidade -
Copiar